Rio de Janeiro terá o maior aquário marinho da América Latina
Empreendimento, que será construído pela iniciativa privada na Zona Portuária, em parceria com Prefeitura, prevê exposição de 12 mil animais de 400 espécies
Empreendimento, que será construído pela iniciativa privada na Zona Portuária, em parceria com Prefeitura, prevê exposição de 12 mil animais de 400 espécies
Mais uma grande atração para a cidade do Rio de Janeiro: o AquaRio, que será o maior aquário marinho da América Latina. O empreendimento será construído até o fim de 2010 pela iniciativa privada, em parceria com a Prefeitura, que cederá a área do antigo frigorífico Cibrazem, na Zona Portuária. Seu valor estimado é de R$ 65 milhões.
O projeto prevê a exposição de 12 mil animais marinhos de 400 espécies em tanques que totalizam 5,4 milhões de litros de água. Um túnel dividirá o tanque principal em dois ambientes: o Recinto Oceânico, com diversas espécies marinhas, e o Recinto Mergulho, onde o público terá a oportunidade de mergulhar próximo aos peixes.
O AquaRio deve gerar de 125 a 220 empregos diretos. Além de suas atividades com o público, servirá como pólo de pesquisa científica da fauna marinha. Uma parceria com o Departamento de Biologia Marinha da UFRJ está previsto para pesquisas e estudos.
A estrutura do empreendimento contará com estacionamento subterrâneo, restaurante panorâmico, galeria comercial e escola de mergulho. Este vistoso projeto faz parte da renovação e revitalização da Zona Portuária, que é um projeto prioritário da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.