Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio de Janeiro terá Marco Olímpico dos Jogos de 2016

Por Rio 2016

Concurso escolherá arquiteto responsável pelo novo monumento

Rio de Janeiro terá Marco Olímpico dos Jogos de 2016

Foto: Beth Santos

O Rio de Janeiro ganhará um novo monumento para celebrar a escolha da cidade como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Nesta quarta-feira, dia 7, o prefeito Eduardo Paes anunciou que será realizado um concurso internacional para a criação do Marco Olímpico do Rio. A instalação vai representar o espírito olímpico e a paixão dos moradores da cidade pelo esporte.

O lançamento do concurso internacional foi no Palácio da Cidade e contou com a presença do secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias; do secretário geral do Comitê Rio 2016, Carlos Roberto Osório; e da presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Dayse Góis. “As decisões dos próximos meses serão as mais importantes, pois formarão as premissas para que se tenha o melhor legado possível para a cidade. Queremos potencializar os benefícios da escolha do Rio de Janeiro. O Marco Olímpico será um novo símbolo, um ícone da cidade olímpica”, disse Eduardo Paes.

Nos próximos dez dias, o IAB irá definir as regras do concurso e os prazos para o lançamento do edital e para a entrega de propostas. O concurso será aberto a arquitetos do Brasil e do exterior e as obras do novo monumento devem começar em 2010. “Os arquitetos brasileiros estão muito felizes com a vitória do Rio. O IAB acompanhou a elaboração do Dossiê de Candidatura e sabe que esse projeto tem importância ímpar para a cidade. O Rio de Janeiro merece o melhor”, disse Dayse Góis.

Para Carlos Roberto Osório, o monumento vai marcar de maneira concreta a passagem dos Jogos Olímpicos pelo Rio de Janeiro. “O Marco Olímpico se tornará mais um ponto turístico da cidade e uma marca internacional do Rio de Janeiro. Ele vai simbolizar a união entre a cidade, o esporte e o Movimento Olímpico”, disse o secretário geral do Comitê Rio 2016.