Rio de Janeiro tem melhor custo-benefício entre as candidatas à sede dos Jogos de 2016
Pesquisa da empresa ORC Worldwide analisou preços de 200 produtos e serviços
Pesquisa da empresa ORC Worldwide analisou preços de 200 produtos e serviços
Foto: Pedro Kirilos
Uma pesquisa da empresa ORC Worldwide constatou que o Rio de Janeiro tem o melhor custo-benefício entre as candidatas à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Para chegar ao resultado, foram analisados os preços de 200 produtos e serviços de cada cidade para compará-los aos de Londres, que receberá a competição esportiva em 2012. Fundada em 1953, a ORC Worldwide disponibiliza dados para mais de duas mil empresas em todo o mundo.
O resultado mostrou que o Rio é 18% mais barata que Londres. Chicago ficou em segundo (11%) e Madri, em terceiro (3%). Os preços de Tóquio foram considerados 42% mais altos que os da cidade inglesa. A pesquisa destaca a acessibilidade aos transportes no Rio de Janeiro, onde andar de ônibus ou metrô foi considerado muito mais barato do que nas demais cidades.
O trabalho da ORC Worldwide reforça que a combinação entre custo, efetividade, paixão, hospitalidade, paisagens e clima torna o Rio de Janeiro o local ideal para os turistas que acompanham os Jogos Olímpicos. Fazer com que os Jogos de 2016 sejam acessíveis para o maior número de pessoas principalmente para os jovens é um elemento chave do projeto olímpico. A acessibilidade aos serviços, o sentimento acolhedor dos cariocas e os belos cenários da cidade vão encantar os visitantes se o Rio de Janeiro for escolhido para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.