Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio de Janeiro recebe o Meeting Internacional Paraolímpico

Por Rio 2016

Evento terá competições de atletismo e natação e contará com a presença de medalhistas olímpicos

Rio de Janeiro recebe o Meeting Internacional Paraolímpico

Foto: Alex Ferro

Cidade candidata à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o Rio de Janeiro receberá alguns dos principais nomes do esporte paraolímpico no Meeting Internacional de Atletismo e Natação, que começa neste sábado, dia 8 agosto. Entre os participantes estão 120 atletas que disputaram os Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008.

O evento será realizado em dois fins de semana. Nos dias 8 e 9, quando o Estádio Célio de Barros será palco das disputas de atletismo, com a presença de 50 atletas de dez países. A delegação brasileira conta com oito dos dez atletas da modalidade que subiram ao pódio nos Jogos de Pequim, incluindo Terezinha Guilhermina – ouro nos 200m, prata nos 100m e bronze nos 400m – e Lucas Prado – ouro nos 100m, 200m e 400m. Entre os estrangeiros, destaque para a cubana Yunidis Castillo, ouro nos 100m e nos 200m em Pequim. A equipe dos Estados Unidos será chefiada pelo brasileiro Joaquim Cruz, campeão olímpico na prova dos 800m dos Jogos de Los Angeles 84.

Para o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, a competição mostra que o esporte paraolímpico vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. “Em Pequim, o Brasil teve o melhor resultado da história, o que mostra o desenvolvimento do esporte paraolímpico no país. No projeto Rio 2016, os Jogos Paraolímpicos terão o mesmo padrão dos Jogos Olímpicos, a integração será total. Será um evento inspirador, como nossos atletas”, disse Carlos Arthur Nuzman.

Nos dias 15 e 16 agosto será a vez das feras da natação paraolímpica competirem no Parque Aquático Júlio Delamare. Serão 70 atletas de 11 países e a equipe brasileira será comandada por Daniel Dias, que recebeu o Prêmio Laureus, considerado o Oscar do Esporte, de melhor atleta paraolímpico de 2008. Em Pequim, Daniel ganhou nada menos que nove medalhas: ouro nos 50m costas, 100m livre, 200m livre e 200m medley; prata nos 50m livre, 50m borboleta, 100m peito e revezamento 4x50m medley; e bronze no  revezamento 4x50m livre. Outro destaque é a americana Erin Popovich, que ganhou quatro ouros e duas pratas nos Jogos Paraolímpicos de 2008.