Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio de Janeiro recebe Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional

Por Rio 2016

Grupo fará análise detalhada do projeto de candidatura da cidade à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016

Rio de Janeiro recebe Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional
A candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 passará por uma semana decisiva a partir desta segunda-feira, dia 27 de abril, quando começa a visita da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Os 13 integrantes da Comissão passarão sete dias na cidade para analisar os detalhes do projeto Rio 2016 e elaborar um relatório para os membros do COI que escolherão a cidade-sede dos Jogos de 2016 no dia 2 de outubro, em Copenhague.

“Este é um momento-chave, por ser a única oportunidade permitida pelo COI para seus integrantes visitarem o Rio de Janeiro para conhecer o nosso projeto. Estamos confiantes. Em parceria com representantes dos três níveis de governo, o Comitê Rio 2016 detalhará os projetos apresentados no Dossiê de Candidatura e mostrará que o Rio está preparado para receber o maior evento esportivo do planeta”, afirma Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

A Comissão de Avaliação do COI é presidida pela marroquina Nawal El Moutawakel, bacharel em Educação Física e medalhista olímpica no atletismo, em 1984. Também fazem parte do grupo o chinês Wu Ching Kuo, o escocês Craig Reedie, os franceses Guy Drut e Etienne Thobois, o egípcio Mounir Sabet, o colombiano Andrés Botero, o russo Alexander Popov, o sueco Goran Petersson, os suíços Gilbert Felli e Philippe Bovy e os australianos Gregory Hartung e Simon Balderstone. A delegação do COI é formada ainda por três assessores, totalizando 16 pessoas.

A Comissão do COI ficará baseada no Hotel Copacabana Palace, onde acontecerão as reuniões oficiais da visita. Nos dias 27 e 28, a Comissão terá reuniões internas. Nos dias 29 e 30 de abril e na manhã do dia 2 de maio, os integrantes da Comissão assistirão apresentações técnicas seguidas de sessão de perguntas e respostas sobre cada um dos 17 temas apresentados no Dossiê de Candidatura.

São eles: Visão, legado e comunicação; Conceitos gerais dos Jogos; Estrutura política e econômica; Aspectos legais; Formalidades e vistos de imigração, Meio-ambiente e clima; Finanças; Marketing; Esporte e instalações esportivas; Jogos Paraolímpicos; Vila Olímpica; Serviços médicos e controle de doping; Segurança; Acomodações; Transporte; Tecnologia e Operações de Imprensa.

As apresentações, que ocupam a maior parte da agenda oficial, acontecerão numa grande sala do hotel, equipada com iluminação, cenografia e recursos multimídia especiais para garantir a qualidade dos materiais apresentados pelo Rio 2016 e o conforto da Comissão do COI.

No dia 1º de maio, a Comissão do COI visitará instalações esportivas que fazem parte do projeto Rio 2016. E na tarde do dia 2 de maio, o COI encerra a sua visita com uma entrevista-coletiva, às 17h, seguida de uma coletiva do Rio 2016. Toda a programação foi previamente aprovada e segue as regras determinadas pelo Comitê Olímpico Internacional para todas as cidades candidatas.

Cerca de 300 profissionais do Comitê Rio 2016 e dos governos federal, estadual e municipal estão diretamente envolvidos na preparação e condução da visita. “Trata-se de uma operação muito complexa. Fizemos um extenso planejamento e simulações e estamos prontos para receber a Comissão do COI. Esta é uma grande oportunidade de mostrarmos, em casa, a excelência da nossa candidatura e os aspectos únicos que só o Rio tem a oferecer para o movimento olímpico”, ressalta Carlos Roberto Osório, Secretário Geral do Comitê Rio 2016.

O Rio de Janeiro é a terceira cidade candidata a receber a Comissão de Avaliação do COI. A agenda de viagens teve início em Chicago, seguida de Tóquio. Do Rio de Janeiro, a Comissão segue para Madri. Após as visitas, o COI terá até 2 de setembro para elaborar e divulgar o seu relatório de avaliação sobre as quatro cidades-candidatas. Esse relatório é uma importante ferramenta de suporte para os integrantes do COI que escolherão a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

A visita da Comissão de Avaliação do COI ao Rio em números:

7 dias de duração

13 integrantes da Comissão de Avaliação do COI – dos quais 7 são membros votantes

17 temas com 300 questões técnicas do Dossiê serão detalhados

300 profissionais do Rio 2016 e dos três níveis de governo envolvidos diretamente na visita