Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio de Janeiro recebe benefícios ambientais previstos no projeto da Candidatura Rio 2016

Por Rio 2016

Condição sanitária da Lagoa Rodrigo de Freitas, escolhida como sede das provas de canoagem velocidade e remo, melhorou 92%

Rio de Janeiro recebe benefícios ambientais previstos no projeto da Candidatura Rio 2016

Um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro e sede das competições de remo e canoagem velocidade no projeto da cidade para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, a Lagoa Rodrigo de Freitas nunca esteve tão limpa.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as condições sanitárias melhoraram 92% desde 2006 e o local está próximo do padrão próprio para banho. A despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas está entre as ações de Meio Ambiente da candidatura Rio 2016.

As águas da Lagoa Rodrigo de Freitas reúnem praticantes de remo, canoagem, wakeboard e iatismo. Além disso, as pistas do entorno são utilizadas por ciclistas e corredores.

O projeto de despoluição do local incluiu drenagens constantes e a reforma de oito elevatórias de esgoto que circundam o espelho de água. Em maio, o Governador Sérgio Cabral e representantes do Comitê Rio 2016 estiveram na inauguração da Elevatória de Caiçaras, obra que contou com investimento de R$ 500 mil e beneficiou 60 mil moradores dos bairros de Ipanema e Leblon.

“A questão do saneamento é importante na caminhada do Rio de Janeiro rumo aos Jogos Olímpicos de 2016. A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos cartões postais do Brasil e será um dos cenários olímpicos mais bonitos da história", disse Sérgio Cabral.

O programa de sustentabilidade e meio ambiente da candidatura Rio 2016 está focado em quatro propostas: conservação da água, energia renovável, Jogos neutros em carbono e gestão do lixo e responsabilidade social.

A escolha da cidade sede pelo Comitê Olímpico Internacional será apenas no dia 2 de outubro, mas assim como a despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas, outros projetos já estão em andamento.

Em janeiro, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) inaugurou a Estação de Tratamento de Esgotos Alegria, no Caju, obra mais importante do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, sede prevista para as competições de vela. A obra tem capacidade para tratar 2.500 litros de esgoto por segundo, beneficiando 1,25 milhão de habitantes de 19 bairros da cidade.

No próximo dia 5, começará a funcionar a Estação de Tratamento de Esgoto da Barra da Tijuca, região que receberá provas de 19 esportes e onde será construída a Vila Olímpica e o Centro de Imprensa se o Rio de Janeiro for escolhido como sede dos Jogos de 2016.

“Estes projetos mostram o engajamento dos governos e da Cedae na candidatura do Rio. Temos um plano amplo que estabelecerá novos níveis para a transformação urbana e será a base para a integração de eventos sustentáveis e para a recuperação do meio ambiente”, explicou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.