Rio de Janeiro ganha 500 ônibus com boas condições de acessibilidade
Por Rio 2016
Iniciativa soma pontos à candidatura do Rio de Janeiro para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016
As pessoas com deficiência do Rio de Janeiro e visitantes agora contam com mais 500 ônibus adaptados. Os veículos, que foram entregues à população na última sexta-feira, possuem um elevador e outras adaptações previstas por lei desde 2008.
A idéia é que até 2014, toda a frota de ônibus circulando na cidade atenda às necessidades de pessoas com deficiência.
Esta iniciativa, aliada às boas condições de acessibilidade dos espaços públicos da cidade fazem dela um exemplo a ser seguido e qualifica ainda mais a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
A realização dos Jogos de 2016 na cidade proporcionará ainda mais melhorias no setor. Estima-se que o as modificações de acessibilidade necessárias para a realização do evento melhorará a vida de aproximadamente 900 mil cariocas com deficiência ou dificuldades de locomoção.
As instalações esportivas do Rio de Janeiro já possuem espaços adaptados para pessoas com deficiência. Do Maracanã às construções deixadas como legado dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2007, a acessibilidade é uma constante: acessos por rampas, assentos com espaço para cadeiras de rodas e banheiros adaptados foram pensados para proporcionar a melhor experiência para a pessoa com deficiência.
Ao lado do metrô e de uma cooperativa de táxi especializada no atendimento a pessoas com deficiência, os ônibus completam a lista de serviços de transporte com boa acessibilidade a serviço dos cariocas e seus visitantes.