Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio de Janeiro comemora finalização do Dossiê de Candidatura Rio 2016

Por Rio 2016

Evento reuniu o prefeito Eduardo Paes, integrantes do Comitê Rio 2016, crianças e atletas olímpicos e paraolímpicos

Rio de Janeiro comemora finalização do Dossiê de Candidatura Rio 2016

O Rio de Janeiro comemorou nesta quinta-feira, dia 5, a finalização de seu Dossiê de Candidatura à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A festa teve como cenário a Roda Rio 2016, no Forte de Copacabana, e contou com a presença do prefeito Eduardo Paes; do presidente do Comitê de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; da Secretária de Esporte, Cultura e Lazer do Estado, Márcia Lins; de 80 crianças que praticam esporte em projetos sociais do Estado e da Prefeitura; e de atletas olímpicos e paraolímpicos.

Os documentos que compõem o Dossiê de Candidatura deixaram a gráfica em João Pessoa, onde foram impressos, e seguem nesta quinta-feira para Genebra, na Suíça. No dia 11 de fevereiro, partirão de caminhão para a sede do COI, em Lausanne. Às 11h (horário local) serão entregues ao COI que, no dia 2 de outubro, escolherá a cidade sede dos Jogos de 2016. A entrega será feita pelo Superintendente de Operações do Comitê Rio 2016, Carlos Luiz Martins, e pelo Diretor de Marketing e Comunicação, Leonardo Gryner.

“O Rio de Janeiro está pronto para realizar os Jogos Olímpicos e mostramos isso no Dossiê de Candidatura, que segue hoje para a Suíça com todas as garantias pedidas e a aprovação de todas as Federações Internacionais. Agradeço o empenho e a dedicação dos Governos Federal, Estadual e Municipal. Estamos satisfeitos e orgulhosos do material que apresentaremos ao COI”, disse Carlos Arthur Nuzman.

Durante o evento, crianças fizeram a entrega simbólica da lona onde 69 mil brasileiros e estrangeiros que visitaram a Roda Rio 2016 em janeiro escreveram mensagens de apoio à candidatura. O Secretário Geral Carlos Roberto Osório apresentou uma cópia do Dossiê de Candidatura, representando todos os funcionários do Comitê Rio 2016 que trabalharam na elaboração do documento.

“Quero cumprimentar a equipe do Comitê Rio 2016, pois fizeram um belo trabalho, cumprindo todas as altas exigências do COI. O Rio de Janeiro tem uma vocação natural como centro de entretenimento e esporte. Os Jogos Olímpicos de 2016 ajudarão a divulgar o melhor da cidade e do país. Acredito muito em nossas possibilidades de vitória”, disse Eduardo Paes.

Os atletas não ficaram fora da festa. Craques que disputarão o Torneio Rei da Praia estiveram na Roda Rio 2016 para apoiar a candidatura do Rio: Emanuel (ouro em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008), Ricardo (prata em Sydney 2000, ouro em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008), Fábio Luiz (prata em Pequim 2008), Franco (bicampeão do Circuito Mundial em 1993 e 1994), Pedro Cunha (bicampeão do Mundial sub-21 em 2001 e 2003), Pedro Solberg (campeão do Circuito Mundial 2008) e Harley (campeão do Circuito Mundial 2008). Os medalhistas paraolímpicos Mauro Brasil (prata na natação em Sydney 2000) e Sandro Soares (ouro em Atenas 2004 e Pequim 2008 no futebol de cinco) também prestigiaram o evento. “Decidi que seria atleta vendo os Jogos Olímpicos de 1984. Por isso, acredito que os Jogos de 2016 serão uma grande inspiração para jovens de todo o Brasil. O esporte brasileiro está em crescimento e os Jogos Olímpicos seriam o ápice dessa evolução”, acredita Emanuel.

A entrega de 100 cópias do Dossiê de Candidatura é uma exigência do COI para todas as cidades candidatas. O documento, que será a base para a análise técnica de cada projeto, tem 600 páginas divididas em três volumes, contendo informações sobre 17 temas, como transporte, acomodações e meio ambiente. O material inclui textos, manuais técnicos, mapas, projetos arquitetônicos das instalações previstas e tabelas. No total, quase meia tonelada de documentos seguirá para Lausanne.