Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio de Janeiro aposta na bicicleta como meio de transporte

Por Rio 2016

Pedala Rio tem como objetivo promover a integração entre os meios de transporte da cidade

Rio de Janeiro aposta na bicicleta como meio de transporte

O projeto Pedala Rio foi inaugurado hoje com a abertura de duas estações de aluguel de bicicletas na Avenida Atlântica, em Copacabana. O bairro receberá várias competições, caso a cidade seja escolhida como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Até o final do ano serão abertos mais seis pontos de aluguel no bairro e três deles serão localizados perto das estações de metrô, o que propiciará uma integração entre os modais de transporte. Inspirada no modelo francês, chamado Vèlib, a iniciativa é da prefeitura do Rio de Janeiro.

A cidade possui a maior malha cicloviária do Brasil, com 140 quilômetros de ciclovias e foi a primeira a implementar este sistema na América Latina. O diretor adjunto do Instituto Pereira Passos (IPP), Sérgio Belo, acredita no sucesso do projeto. “Acredito que as pessoas vão usar bastante as bicicletas. Essa época de verão, férias escolares e alta temporada, quando recebemos muitos turistas é propícia para isso. Em função da localização das estações, eu acho que o Pedala Rio vai ter uma boa receptividade”, diz o diretor do órgão ligado à prefeitura. Ele também destacou a importância do Pedala Rio para a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. “A iniciativa é muito importante para a preservação do meio ambiente, já que diminui o número de usuários de automóveis e integra os meios de transportes cariocas. Além disso, o Rio é a primeira cidade do país a criar este sistema. Acredito que esses fatores geram um impacto positivo na campanha Rio 2016”, avalia Belo.

Nos próximos 15 meses estão previstas a abertura de um total de 50 estações, espalhadas por diversos bairros da Zona Sul da cidade, como Ipanema, Leblon e Lagoa, além da Tijuca, na Zona Norte, e do Centro. O diretor adjunto do IPP revelou que existe a possibilidade de expansão do projeto para a região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. “Pensamos em já nesse primeiro momento colocar estações na Barra da Tijuca por causa dos aparelhos esportivos do bairro construídos para os Jogos Pan-Americanos 2007. Mas preferimos fazer um projeto menor. Acredito que com o sucesso do sistema, ocorra a expansão para esta região”.

As estações do Pedala Rio vão abrigar de 10 a 14 bicicletas e funcionarão das 6h às 22h. Para alugar as bicicletas será necessário se cadastrar na internet e escolher um dos planos disponíveis. Os primeiros 30 minutos de uso serão gratuitos. Até o dia 29 de dezembro, o serviço está em fase de testes para identificar falhas e promover melhorias no sistema.