Rio 2016 vai ampliar projeto social de Londres 2012
Por Rio 2016
Estado do Rio de Janeiro será beneficiado pelo programa Inspiração Internacional para incentivar a prática esportiva e qualificar treinadores
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 assinou na quarta-feira, dia 17, um acordo com representantes do programa Inspiração Internacional, idealizado pelos organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. No evento realizado em Vancouver, no Canadá, onde acontecem os Jogos Olímpicos de Inverno, foi anunciado que o projeto britânico será implantado no Rio de Janeiro e em outras cidades do estado pelo Comitê Rio 2016. A decisão de expandir o programa ao Rio de Janeiro surgiu após uma visita do governador Sergio Cabral ao Comitê Organizador Londres 2012.
O objetivo do Inspiração Internacional é utilizar o esporte como ferramenta de transformação social e o Brasil foi um dos cinco países escolhidos pela equipe de Londres 2012 para a implantação do projeto-piloto. O Inspiração Internacional é baseado em três pontos: incentivar a prática esportiva entre os jovens; qualificar treinadores e professores de educação física nas escolas para lidar com talentos esportivos; e qualificar profissionais envolvidos com projetos sociais para promover ações de iniciação esportiva. O Brasil tem uma grande população jovem e nos identificamos com o projeto Inspiração Internacional desde o início da candidatura do Rio de Janeiro. Os projetos olímpicos de Londres e do Rio de Janeiro têm em comum o objetivo de utilizar o esporte para mudar a vida de milhões de jovens, disse o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
Em novembro de 2008, a Ministra Britânica para os Jogos Olímpicos de 2012, Tessa Jowell, inaugurou o primeiro núcleo brasileiro do projeto, em Recife. Na ocasião, o Comitê Rio 2016 se comprometeu a dar continuidade ao trabalho caso o Rio de Janeiro fosse escolhido como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O objetivo é levar o Inspiração Internacional a todos os estados do Brasil e, até o fim dos Jogos Rio 2016, a todos os países da América do Sul.