Rio 2016 terá rúgbi e golfe
COI decide pela inclusão dos dois esportes no programa olímpico para os Jogos Olímpicos de 2016
COI decide pela inclusão dos dois esportes no programa olímpico para os Jogos Olímpicos de 2016
Foto: Zeca Resendes
O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nesta sexta-feira, dia 9, a entrada do rúgbi -7 e do golfe no programa esportivo dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, e para os Jogos de 2020. A eleição foi realizada no Centro de Convenções Bella Center, em Copenhague, onde aconteceu a 121ª sessão do Comitê Olímpico Internacional.
O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, apoiou a entrada dos dois esportes e comemorou a inclusão das novas modalidades olímpicas. O Rio de Janeiro está preparado para receber os dois esportes. O rúgbi será disputado no Estádio de São Januário e a escolha já foi aprovada pela Federação Internacional de Rúgbi. O golfe poderá ser realizado no Gávea Golfe Clube ou no Itanhangá Golfe Clube. Esta definição caberá à Federação Internacional de Golfe, explicou Nuzman.
O rúgbi é um esporte vibrante, dinâmico e que certamente será uma grande atração dos Jogos. Já o golfe é praticado em belos cenários e exige precisão e concentração dos atletas. Particularmente, votei na entrada dos dois esportes no Programa Olímpico, disse Nuzman, que pediu a palavra ao presidente Jacques Rogge antes da votação e manifestou publicamente seu apoio à inclusão dos dois esportes.
O rúgbi foi aprovado por 81 votos a favor e apenas oito contra (uma abstenção). Já o golfe recebeu 63 votos a favor de sua inclusão e 27 contra (duas abstenções).