Acordo garante utilização de combustível natural em 100% dos ônibus durante os Jogos Olímpicos
Um acordo assinado nesta sexta-feira, dia 14, tornou ainda mais verde a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Durante o 13º Congresso sobre Transporte de Passageiros, realizado na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, foi divulgado um protocolo de intenções para que, em 2016, todos os ônibus que atenderão atletas, jornalistas, delegações e autoridades que participarem dos Jogos Olímpicos usem combustível biodegradável derivado de fontes renováveis (com 20% de biodiesel).
O documento pelo Secretário Estadual de Transportes Julio Lopes, pela Secretária Estadual de Meio Ambiente Marilene Ramos e pelo Presidente Executivo da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio de Janeiro, Lélis Teixeira. O chamado Projeto Biodiesel B20 tem como objetivo melhorar a qualidade do ar na região metropolitana da cidade. A preocupação com o meio ambiente é um dos pilares da candidatura do Rio de Janeiro. A utilização do combustível biodegradável será um importante legado e o Rio de Janeiro será exemplo para expandir o projeto para outras cidades, disse Alexandre Techima, Diretor de Infra-estrutura da Comissão Rio 2016.
As entidades realizarão estudos para definir as linhas de ônibus que serão utilizadas para testar o novo combustível. As primeiras serão as linhas que passam pelas quatro regiões do projeto Rio 2016: Copacabana, Barra da Tijuca, Deodoro e Maracanã. Também serão feitas pesquisas complementares para a implantação experimental do Projeto B20. No total, 1500 ônibus utilizarão o combustível biodegradável. Segundo Julio Lopes, esse acordo é um avanço para melhorar o transporte público e a qualidade de vida dos cariocas. Será um orgulho ter a frota olímpica utilizando biocombustível, disse o Secretário