Rio 2016 reforça compromisso com o meio ambiente em inauguração da Estação Alegria
Obra da Cedae faz parte do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, que no projeto Rio 2016 receberá as competições de vela
Obra da Cedae faz parte do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, que no projeto Rio 2016 receberá as competições de vela
Foto: Luiz Winter / Cedae
A candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 reforçou seu compromisso com o meio ambiente nesta quinta-feira, dia 22. O Superintendente de Operações do Comitê Rio 2016, Carlos Luiz Martins; e o Diretor de Infraestrutura, Alexandre Techima, estiveram na inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos Alegria, no Caju, realizada pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Esta é a obra mais importante do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, que, no projeto dos Jogos Olímpicos Rio 2016, recebe as competições de vela.
O evento contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; do Governador do Rio, Sérgio Cabral; do Prefeito Eduardo Paes; e do presidente da Cedae, Wagner Victer. Este é um passo muito importante. E o Governo do Rio assume o compromisso de que, até 2016, 100% do esgoto do Rio de Janeiro será tratado, garantiu Sérgio Cabral.
A Estação Alegria tem capacidade para tratar 2.500 litros de esgoto por segundo e beneficiará 1,25 milhão de habitantes de 19 bairros da cidade. Esta inauguração faz parte de um plano amplo e mostra o engajamento do Governo do Estado e da Cedae na candidatura do Rio. É uma ação importante e fortalece nosso projeto, pois a área de meio-ambiente é fundamental para o Comitê Olímpico Internacional, disse Carlos Luiz Martins.
O Prefeito Eduardo Paes ressaltou o trabalho conjunto dos três níveis de governo pelo crescimento do Rio de Janeiro. Ações como esta representam uma conquista para a cidade. Trabalhando juntos, vamos fazer a cidade ainda mais maravilhosa, disse Paes.
Em fevereiro, a Cedae dará início a outra ação importante para a candidatura do Rio de Janeiro: a despoluição do Canal do Cunha, outro ponto da Baía de Guanabara. O projeto terá investimento de R$ 200 milhões. Esta obra também terá reflexos na candidatura olímpica. Nosso compromisso é limpar a Baía de Guanabara para ganhar mais espaços de lazer, turismo e esporte, disse o Ministro Carlos Minc.