Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 recebe aplausos na Europa

Por Rio 2016

Governador Sérgio Cabral e Janeth participam da apresentação da candidatura na Assembléia dos Comitês Olímpicos do continente

Rio 2016 recebe aplausos na Europa

Foto: Carlos Magno

A candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 mudou o clima frio do outono de Istambul. Com um discurso técnico e vibrante, a Comissão Rio 2016 foi muito aplaudida na Assembléia Geral dos Comitês Olímpicos da Europa, que começou nesta sexta-feira, dia 21, na cidade turca. Além do presidente Carlos Arthur Nuzman e do Secretário Geral, Carlos Roberto Osório, a apresentação brasileira contou com a participação do Governador do Rio, Sérgio Cabral; do Prefeito eleito, Eduardo Paes; e de Janeth, duas vezes medalhista olímpica com a seleção de basquete (prata em Atlanta 96 e bronze em Sydney 2000).

Esta foi a terceira apresentação oficial da candidatura Rio 2016. Em outubro, o projeto foi divulgado na Assembléia dos Comitês Olímpicos das Américas e na Assembléia dos Comitês Olímpicos da Ásia. “Aprendemos muito com nossos colegas do Movimento Olímpico nos últimos anos. E nesta importante apresentação, mostramos que não existe local mais apaixonado por esportes e mais ansioso para receber os Jogos Olímpicos de 2016 que o Rio de Janeiro. Receber este evento será uma grande honra não só para o Brasil, mas para toda a América do Sul”, discursou Carlos Arthur Nuzman, que abriu a apresentação.

O Governador Sérgio Cabral lembrou a união dos governos Federal, Estadual e Municipal em torno do projeto. “Em 2007, todos os níveis de governo trabalharam juntos para realizar os melhores Jogos Pan-americanos da história. Construímos belas instalações esportivas, unificamos os comandos e aprendemos muito. Agora, conhecemos as pequenas coisas que fazem a diferença e vamos realizar uma excepcional edição dos Jogos Olímpicos”, garantiu Sérgio Cabral.

Campeã mundial de basquete em 1994, Janeth marcou uma cesta de três pontos com seu discurso. A ex-jogadora emocionou os representantes de 49 países que participaram da Assembléia dos Comitês da Europa. “Durante a minha carreira, tive a oportunidade de disputar quatro Jogos Olímpicos. Não trocaria isto por nada, exceto pela chance de viver novamente esta emoção no Rio de Janeiro”, disse Janeth.

A apresentação em Istambul mostrou os principais pontos do projeto Rio 2016 em áreas como transporte, instalações esportivas e segurança. Carlos Roberto Osório apresentou números da economia brasileira e fatos representativos do desenvolvimento do país, como as descobertas de novos campos de petróleo. “São informações que às vezes surpreendem. O Banco Mundial prevê que, em 2016, o Brasil será a quinta maior economia do mundo. Além disso, somos um país jovem, com 65 milhões de pessoas com menos de 18 anos, e os Jogos Rio 2016 conectariam o Movimento Olímpico a um novo público”, disse Carlos Roberto.

Após as apresentações, o jornalista inglês David Miller, autor da biografia de Juan Antonio Samaranch, ex-presidente do COI entre 1980 e 2001, foi cumprimentar o governador Sérgio Cabral e o presidente do COB. “A realização dos Jogos Olímpicos na América Latina daria uma nova dimensão ao movimento olímpico”, disse Miller.

O Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Djan Madruga, e a Secretária Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, também acompanharam o evento. O Comitê Olímpico Internacional escolherá a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no dia 2 de outubro de 2009. Além do Rio de Janeiro, estão na disputa Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).