Rio 2016 recebe aplausos na Europa
Governador Sérgio Cabral e Janeth participam da apresentação da candidatura na Assembléia dos Comitês Olímpicos do continente
Governador Sérgio Cabral e Janeth participam da apresentação da candidatura na Assembléia dos Comitês Olímpicos do continente
Foto: Carlos Magno
A candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 mudou o clima frio do outono de Istambul. Com um discurso técnico e vibrante, a Comissão Rio 2016 foi muito aplaudida na Assembléia Geral dos Comitês Olímpicos da Europa, que começou nesta sexta-feira, dia 21, na cidade turca. Além do presidente Carlos Arthur Nuzman e do Secretário Geral, Carlos Roberto Osório, a apresentação brasileira contou com a participação do Governador do Rio, Sérgio Cabral; do Prefeito eleito, Eduardo Paes; e de Janeth, duas vezes medalhista olímpica com a seleção de basquete (prata em Atlanta 96 e bronze em Sydney 2000).
Esta foi a terceira apresentação oficial da candidatura Rio 2016. Em outubro, o projeto foi divulgado na Assembléia dos Comitês Olímpicos das Américas e na Assembléia dos Comitês Olímpicos da Ásia. Aprendemos muito com nossos colegas do Movimento Olímpico nos últimos anos. E nesta importante apresentação, mostramos que não existe local mais apaixonado por esportes e mais ansioso para receber os Jogos Olímpicos de 2016 que o Rio de Janeiro. Receber este evento será uma grande honra não só para o Brasil, mas para toda a América do Sul, discursou Carlos Arthur Nuzman, que abriu a apresentação.
O Governador Sérgio Cabral lembrou a união dos governos Federal, Estadual e Municipal em torno do projeto. Em 2007, todos os níveis de governo trabalharam juntos para realizar os melhores Jogos Pan-americanos da história. Construímos belas instalações esportivas, unificamos os comandos e aprendemos muito. Agora, conhecemos as pequenas coisas que fazem a diferença e vamos realizar uma excepcional edição dos Jogos Olímpicos, garantiu Sérgio Cabral.
Campeã mundial de basquete em 1994, Janeth marcou uma cesta de três pontos com seu discurso. A ex-jogadora emocionou os representantes de 49 países que participaram da Assembléia dos Comitês da Europa. Durante a minha carreira, tive a oportunidade de disputar quatro Jogos Olímpicos. Não trocaria isto por nada, exceto pela chance de viver novamente esta emoção no Rio de Janeiro, disse Janeth.
A apresentação em Istambul mostrou os principais pontos do projeto Rio 2016 em áreas como transporte, instalações esportivas e segurança. Carlos Roberto Osório apresentou números da economia brasileira e fatos representativos do desenvolvimento do país, como as descobertas de novos campos de petróleo. São informações que às vezes surpreendem. O Banco Mundial prevê que, em 2016, o Brasil será a quinta maior economia do mundo. Além disso, somos um país jovem, com 65 milhões de pessoas com menos de 18 anos, e os Jogos Rio 2016 conectariam o Movimento Olímpico a um novo público, disse Carlos Roberto.
Após as apresentações, o jornalista inglês David Miller, autor da biografia de Juan Antonio Samaranch, ex-presidente do COI entre 1980 e 2001, foi cumprimentar o governador Sérgio Cabral e o presidente do COB. A realização dos Jogos Olímpicos na América Latina daria uma nova dimensão ao movimento olímpico, disse Miller.
O Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Djan Madruga, e a Secretária Estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, também acompanharam o evento. O Comitê Olímpico Internacional escolherá a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no dia 2 de outubro de 2009. Além do Rio de Janeiro, estão na disputa Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).