Rio 2016 prepara apresentação oficial para o Comitê Olímpico Internacional
Projeto olímpico da cidade será detalhado no dia 17, na Suíça
Projeto olímpico da cidade será detalhado no dia 17, na Suíça
Representantes da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 já estão em Lausanne, na Suíça, onde preparam a apresentação oficial que será feita na reunião do Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), no dia 17. Esta é a primeira vez na história que as cidades candidatas apresentarão seus projetos especificamente para os integrantes do COI antes da eleição, que acontece no dia 2 de outubro.
Para que tudo saia perfeito, a equipe Rio 2016 encara uma maratona de ensaios na Suíça e faz os últimos ajustes em vídeos e textos. A expectativa dos organizadores é que 90 dos 107 membros da entidade estejam presentes. Cada cidade terá 45 minutos para expor suas ideias e responder perguntas da plateia. O evento será na sede do Museu Olímpico e a delegação do Rio de Janeiro contará com o Governador do Rio, Sérgio Cabral; o Prefeito do Rio, Eduardo Paes; o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; o Presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o Secretário Geral Carlos Roberto Osório, o Gerente Geral de Esportes, Agberto Guimarães, e a medalhista olímpica Isabel Swan. Estamos na reta final da campanha e esta apresentação para os integrantes do COI é um momento chave. Nossa delegação está bem preparada e mostra o comprometimento dos três níveis de governo com a candidatura. A dedicação de todos nos faz acreditar que a apresentação em Lausanne será um sucesso, disse Carlos Arthur Nuzman.
A candidatura do Rio de Janeiro propõe Jogos Olímpicos de excelência técnica, com poder de transformar a cidade e o país, agregar valor ao Movimento Olímpico e proporcionar uma experiência de vida única para todos os envolvidos. O sucesso dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, considerados por atletas e dirigentes como os melhores da história, também será lembrado. Os Jogos Olímpicos representarão um divisor de águas para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Temos propostas concretas e apresentamos todas as garantias exigidas pelo COI, explicou Nuzman.