Rio 2016 participa do Festival Olímpico Australiano da Juventude
Um dos principais pontos da candidatura do Rio de Janeiro é a união entre esporte e educação
Um dos principais pontos da candidatura do Rio de Janeiro é a união entre esporte e educação
Marcus Vinicius Freire
A quinta edição do Festival Olímpico Australiano da Juventude (Australian Youth Olympic Festival - AYOF) terminou no último domingo após cinco dias de competição com atletas de mais de 25 países.
Mario Cilenti, diretor de Relações Internacionais da candidatura Rio 2016, e Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), compareceram ao evento como observadores. A visita faz parte do programa de intercâmbio com o Comitê Olímpico Australiano. Nossa experiência no Festival foi excelente e inspiradora, disse Cilenti.
O Comitê Olímpico Brasileiro e o Comitê de Candidatura Rio 2016 estão muito comprometidos com o desenvolvimento de jovens talentos do esporte. Um dos aspectos-chave do nosso conceito para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 é a unificação do esporte com a educação. Os Jogos no Rio serão uma oportunidade para atingir mais de 65 milhões de jovens no Brasil e mais de 180 milhões de jovens na América do Sul, além de auxiliar o Movimento Olímpico a alcançar um público diversificado de campeões em potencial. No Brasil temos as Olimpíadas Escolares todos os anos com mais de 3 mil participantes, com idades entre 14 e 18 anos. Nossa visita à Austrália foi uma experiência de aprendizado muito valiosa. Estes eventos multi-esportivos juvenis são importantes para o desenvolvimento de futuros atletas olímpicos, afirmou Cilenti.
O COB está muito comprometido com outros Comitês Olímpicos Nacionais para compartilhar e aprender as melhores práticas e experiências na preparação de equipes para os Jogos e o mais importante: chamar a atenção dos jovens para o esporte, disse Marcus Vinícius Freire.
Os delegados do Rio 2016 também tiveram a oportunidade de visitar o Comitê Olímpico Australiano como parte do programa de intercâmbio empreendido pelo COB. Em novembro de 2008, membros do COB visitaram os Comitês Olímpicos da Alemanha, Bélgica e Grã-Bretanha. Durante a visita à Londres, o diretor de Desempenho Olímpico da Associação Olímpica Britânica, Sir Clive Woodward, disse que visitará o Brasil ainda no primeiro semestre deste ano