Rio 2016 participa das comemorações do Dia Paraolímpico
Candidatura terá um estande na festa internacional que acontece em Berlim
Candidatura terá um estande na festa internacional que acontece em Berlim
No projeto Rio 2016, os Jogos Paraolímpicos terão o mesmo padrão dos Jogos Olímpicos e as duas competições serão realizadas de forma integrada. Neste sábado, dia 11, representantes da candidatura do Rio de Janeiro estarão em Berlim, na Alemanha, para participar das comemorações internacionais do Dia Paraolímpico. O evento será realizado no Portão de Brandenburgo, um dos mais tradicionais símbolos da cidade, e terá competições esportivas, palestras e exibições de filmes e fotografias.
A candidatura do Rio de Janeiro terá um estande no evento para divulgar seu planejamento para os Jogos Paraolímpicos. O Comitê Rio 2016 seguirá o modelo de sucesso dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, considerados pelo Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) e o Comitê Paraolímpico das Américas (APC) como os melhores de todos os tempos. Foi a primeira vez na história que o evento foi realizado na mesma cidade e utilizou as mesmas instalações dos Jogos Pan-americanos. Os Jogos Rio 2016 serão um evento inspirador, com exemplos de determinação, coragem e respeito. Os investimentos na infraestrutura e nos regulamentos de acessibilidade farão do Rio de Janeiro uma cidade ainda mais receptiva. A excelência esportiva dos atletas modificará a percepção da sociedade com relação às pessoas com deficiência, explicou Mário Cilenti, Diretor de Relações Internacional do Comitê Rio 2016, que estará em Berlim acompanhado do presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.
Para divulgar o esporte paraolímpico, o Portão de Brandenburgo será palco de torneios de tênis de mesa, salto em distância e basquete em cadeira de rodas. O Brasil será representado por André Luís de Oliveira, medalha de prata nos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008 no revezamento 4x100m e bronze nos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 no salto em distância.
O Brasil participou de todas as edições dos Jogos Paraolímpicos desde 1972. Os resultados das últimas edições mostram o crescimento do esporte paraolímpico no país: em Sydney 2000, o Brasil ficou em 24º no quadro de medalhas; em Atenas 2004, foi o 14º; e em Pequim 2008, o nono.