Rio 2016 neutraliza carbono emitido durante a candidatura olímpica com o plantio de 3.580 árvores
Iniciativa faz parte de projeto do Governo do Estado do Rio, que plantará 46 mil mudas nas comemorações do Dia Nacional da Árvore
Iniciativa faz parte de projeto do Governo do Estado do Rio, que plantará 46 mil mudas nas comemorações do Dia Nacional da Árvore
Foto: RioTur
O Comitê Rio 2016 celebrou nesta segunda-feira, dia 21, o plantio de 3.580 árvores para neutralizar todo o carbono emitido durante o período de candidatura da cidade à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O evento, realizado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, fez parte das comemorações do Dia Nacional da Árvore, e contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, da secretária estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos, e do superintendente de operações do Comitê Rio 2016, Carlos Luiz Martins.
A preocupação com o meio ambiente é um dos pilares da candidatura Rio 2016. As 3.580 mudas fazem parte do projeto Carbono Zero Rio 2016, do Governo do Estado, que plantará 46 mil árvores neste dia 21. No total, o Comitê Rio 2016 vai neutralizar 716 toneladas de carbono, relativas ao período de setembro de 2007 a outubro de 2009. Fico feliz de ver cada vez mais pessoas lutando pelo meio ambiente. O Brasil tem um plano de estudo das mudanças climáticas e metas de redução de carbono. Vamos trazer os Jogos de 2016 para o Rio de Janeiro e realizar uma competição totalmente verde, disse o ministro Carlos Minc.
Neutralização de carbono não é uma idéia nova para a candidatura Rio 2016. No Dossiê de Candidatura entregue ao Comitê Olímpico Internacional, consta a proposta de Jogos Verdes, com o plantio de mais de três milhões de árvores em áreas estratégicas da Floresta da Tijuca. A iniciativa deixará como legado um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) nas comunidades vizinhas, reforçando os projetos de regeneração do Parque Nacional da Pedra Branca, da Floresta da Tijuca, do entorno das instalações esportivas e dos mangues das lagoas da Barra da Tijuca.
Nada melhor do que aproveitar as comemorações do Dia Nacional da Árvore para celebrar o plantio das mudas que neutralizarão o carbono emitido durante a candidatura Rio 2016. Estamos confiantes de que no dia 2 de outubro o Rio de Janeiro será escolhido como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, disse a secretária Marilene Ramos.
O evento contou com a participação de cerca de 100 crianças de escolas do Rio de Janeiro. Elas receberam mudas de plantas e sacolas ecológicas, para estimular a diminuição do uso de sacolas de plástico. Estes jovens serão os atletas, os organizadores e os torcedores dos Jogos Olímpicos de 2016. E já podem comemorar a conquista da medalha verde de campeões da ecologia e do meio ambiente. Os brasileiros vêm mostrando uma consciência ecológica cada vez maior, e a proposta de fazer uma candidatura carbono zero reforça essas convicções diante do Comitê Olímpico Internacional, explicou Carlos Luiz Martins.