Rio 2016 marca presença no Mundial de Esportes Aquáticos e no Festival Olímpico Europeu da Juventude
Prefeito Eduardo Paes fará parte da delegação da candidatura em Roma
Prefeito Eduardo Paes fará parte da delegação da candidatura em Roma
Representantes da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 estão acompanhando dois importantes eventos esportivos internacionais: o Mundial de Esportes Aquáticos, na Itália; e o Festival Olímpico Europeu da Juventude, na Finlândia.
O Mundial de Esportes Aquáticos, que começou no dia 17, em Roma, reúne competições de natação, saltos ornamentais, nado sincronizado e polo aquático. A expectativa é receber cerca de 400 mil visitantes. O Comitê Rio 2016 será representado pelo presidente Carlos Arthur Nuzman, o secretário geral Carlos Roberto Osório, o Diretor de Comunicação e Marketing, Leonardo Gryner e o Diretor de Relações Internacionais, Mário Cilenti. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, se juntará ao grupo no fim da semana. Estou muito impressionado com a organização e com os locais de competição. O evento é uma inspiração para a Rio 2016. A presença do prefeito Eduardo Paes reforça seu comprometimento com a candidatura do Rio de Janeiro, disse Carlos Arthur Nuzman.
Antes de seguir para Roma, o Diretor de Relações Internacionais da Rio 2016, Mario Cilenti, prestigiou o Festival Olímpico Europeu da Juventude, em Tampere, na Finlândia. O evento reúne jovens atletas de 49 países em competições de atletismo, basquete, ciclismo, ginástica artística, handebol, judô, natação, tênis e vôlei. O gerente geral de Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro, Edgar Hubner, e o supervisor de Eventos, Cristiano Barros, participarão do Programa de Observadores para trocar experiências sobre eventos esportivos que têm a juventude como foco, caso das Olimpíadas Escolares, realizadas no Brasil desde 2005.
O secretário geral do Comitê Rio 2016 lembrou que a participação dos jovens é vital para o crescimento do Movimento Olímpico. Utilizar o esporte como fonte de inspiração para a juventude é uma das prioridades da candidatura do Rio de Janeiro. Este compromisso ficou claro durante toda a campanha, pois estivemos em inúmeros eventos esportivos voltados para este público. Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio impulsionarão a transformação social que já vem acontecendo na cidade e no país, além de abrir um novo mercado para o Movimento Olímpico. O evento vai oferecer novas oportunidades para os jovens e mudanças históricas para o Brasil, disse Carlos Roberto Osório.