Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016™ marca presença no Mundial de Desportos Aquáticos de Barcelona

Por Rio 2016

Líderes de competição da próxima edição dos Jogos Olímpicos vão esclarecer dúvidas, conhecer a estrutura e a logística do evento

Rio 2016™ marca presença no Mundial de Desportos Aquáticos de Barcelona

Natação do Mundial de Barcelona começa somente no dia 28. Nado sincronizado, maratonas aquáticas e saltos ornamentais iniciam suas disputas já neste sábado (Clive Rose/Getty Images)

Sete integrantes do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ vão acompanhar a 15ª edição do Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos da Fina, que começa nessa sexta-feira, em Barcelona, Espanha. Profissionais das áreas funcionais de esportes, instalações e operações de imprensa participarão de diversas atividades para conhecer o evento a fundo e trazer para a organização dos Jogos Rio 2016™ informações, tendências e ideias que possam ser usadas na competição.

A equipe será formada pelo coordenador de Competição Esportiva responsável pelos desportos aquáticos, Walter Russo; o líder de competição de desportos aquáticos, Ricardo de Moura; a líder de competição do nado sincronizado, Roberta Perillier; a líder de competição da maratona aquática, Christiane Fanzeres; o consultor em Operações e Serviços aos Fotógrafos, Bob Martin; o gerente do Centro Principal de Imprensa, Fábio Corrêa; e a gerente de Projetos da Área de Instalações, Ângela Ferreira.

O Mundial de Barcelona reúne todas as disciplinas dos desportos aquáticos – natação, nado sincronizado, saltos ornamentais e polo aquático – e vai agitar a cidade que recebeu os Jogos Olímpicos de 1992 até o dia 4 de agosto.

“Faremos reuniões com o comitê local e os comitês técnicos de cada disciplina. Vale lembrar que o Campeonato Mundial tem muitos eventos olímpicos e não olímpicos, portanto é muito maior do que os Jogos Olímpicos. Na natação, por exemplo, o Rio 2016™ terá cerca de 950 atletas, enquanto lá em Barcelona serão 1.300. Vamos acompanhar o período pré-competição, a estrutura logística operacional e todos os detalhes do evento”, afirmou Walter Russo, que já está em Barcelona. No dia 5 de agosto ele e Ricardo de Moura embarcam para Montreal, no Canadá, onde acompanharão o Mundial de Natação Paralímpico.

Ângela Ferreira, por sua vez, vai visitar as instalações de competição e de treinamento e conhecer toda a infraestrutura do evento. “O foco é entender a operação de esportes e suas variáveis. Isto é, estudar todas as áreas necessárias para os atletas, tecnologia, logística, entre outros detalhes”, disse.

Já Fábio Corrêa vai observar as operações de imprensa e como os profissionais estão cobrindo o evento. “Vamos estreitar o canal de diálogo que temos com a federação (Fina) e as agências de notícias. Verificar tendências e novidades relacionadas à cobertura do evento, erros e acertos da organização para entender o que poderemos usar aqui no Rio 2016™. Vou me encontrar também com Bob Martin, nosso consultor em operações e serviços aos fotógrafos”, explicou.

O britânico Bob Martin é uma das maiores sumidades quando o assunto é fotografia esportiva. Vencedor de inúmeros prêmios internacionais é o único fotógrafo da revista norte-americana Sports Illustrated baseado fora dos Estados Unidos, trabalho que realiza há mais de 20 anos. No Rio 2016™ terá como missão estudar os melhores ângulos e posicionar cerca de 1.400 profissionais de imagem nos locais de competição.

Saltadora britânica Tracey Miles parece voar sobre a cidade de Barcelona em foto que marcou uma época (Bob Martin)

“Ele é o nosso garoto de ouro. Nos eventos-teste dos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 foi ele que teve a ideia de posicionar uma escada que o possibilitou tirar a foto que marcou aquela competição, na piscina de saltos ornamentais, com a Sagrada Família (igreja de autoria do arquiteto modernista Antoni Gaudí, que é uma das principais atrações turísticas da cidade espanhola) ao fundo”, disse Fábio.

A cerimônia de abertura do Mundial de Barcelona será nessa sexta-feira. Sábado, às 8 horas (de Brasília) iniciam as competições nas maratonas aquáticas (prova de 5 km para homens e mulheres), nado sincronizado e saltos ornamentais. O polo aquático começa domingo e a natação somente no dia 28 de julho. A maior novidade da competição é o high diving, que pode ser traduzido como salto de penhasco. Para os homens, os saltos terão incríveis 27 metros, e 18 para as mulheres.