Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016™ marca presença na SportAccord e apresenta novos planos para Deodoro

Por Rio 2016

Parque Olímpico de Deodoro é foco de proposta de sinergia entre disciplinas esportivas nos Jogos Rio 2016™

Rio 2016™ marca presença na SportAccord e apresenta novos planos para Deodoro

Evento reúne as principais organizações para o desenvolvimento do esporte no mundo (SportAccord)

Como um dos principais eventos do esporte internacional, a Convenção SportAccord reúne, anualmente, representantes das principais organizações envolvidas em ações para o desenvolvimento do esporte no mundo. A edição de 2013 acontece entre os dias 26 e 31 de maio na cidade de São Petersburgo, Rússia. O Rio 2016™ marcou presença no evento, representado pelo seu presidente Carlos Arthur Nuzman e pelo diretor de Esporte, Agberto Guimarães, que aproveitaram a ocasião para discutir algumas propostas do Comitê Organizador para o Parque Olímpico de Deodoro.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (29) com representantes de oito Federações Internacionais, foram abordadas novas propostas para as instalações esportivas e áreas comuns para espectadores na região. Os planos atualizados sugerem que o Parque Olímpico de Deodoro receba o Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama para 10.000 pessoas e que rugby de sete e pentatlo moderno compartilhem a Arena de Rugby e Pentatlo Moderno, instalação temporária para 20.000 pessoas. Segundo a proposta, a Arena de Deodoro também receberia os jogos da fase de grupos do torneio de basquete.

O encontro contou com a participação de representantes das federações de basquete, canoagem, ciclismo, hipismo, hóquei sobre grama, pentatlo moderno, rugby e tiro esportivo.

Apesar de as propostas estarem sujeitas à aprovação formal dos conselhos das Federações Internacionais, o Presidente do Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzmanconsiderou as discussões positivas e produtivas.

“Estamos muito contentes com o progresso significativo que fizemos em relação ao Parque Olímpico de Deodoro. Sem dúvida alguma, Deodoro terá um clima vibrante e emocionante nos Jogos Rio 2016™. Esperamos continuar trabalhando estreitamente com nossos parceiros das Federações Internacionais, o COI e o IPC, para atingir nossos objetivos comuns de excelência técnica e uma experiência marcante para os espectadores, comenta Nuzman.

Conforme anunciado na reunião da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) em fevereiro deste ano, a construção do Parque Olímpico de Deodoro faz do Rio de Janeiro a primeira cidade-sede a contar com dois Parques Olímpicos na realização dos Jogos, complexos esportivos que ficarão de legado para a Cidade Maravilhosa.

Representantes de federações internacionais apoiam nova proposta para a região

Ainda na quarta-feira (29), foi realizado um encontro com a imprensa, em que participaram quatro das Federações Internacionais presentes na reunião anterior. Na ocasião, o executivo-chefe do Conselho Internacional de Rugby (IRB, na sigla em inglês), Brett Gosper, aproveitou para ressaltar a inclusão do esporte na região.

“Estamos entusiasmados com as discussões altamente positivas com o Rio 2016™ sobre a região de Deodoro, que está sendo proposta como o local das competições masculina e feminina de rugby de sete. Apesar de a instalação ainda estar sujeita à aprovação do Conselho Executivo do IRB, estamos empolgados com os planos do Rio 2016™ para assegurar que a região seja o centro de uma festa acessível e vibrante, assegurando uma grande experiência para os esportes e os torcedores.

Para o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), Klaus Schorman, a proposta também agradou. “Participamos de uma reunião excelente e estou muito satisfeito, porque as nossas demandas foram atendidas. Temos que agradecer ao Comitê Organizador Rio 2016™ por nos ajudar a realizar nosso sonho”, completou.

Deodoro receberá uma interessante mistura de tradicionais esportes olímpicos e novidades do programa dos Jogos. Com as alterações, as disciplinas esportivas estarão dispostas entre os oito centros de competições previstos para a região: o Parque Radical do Rio, que compreende o Estádio Olímpico de Canoagem slalom, o Centro Olímpico de BMX e o Parque Olímpico de Mountain Bike; o Centro Olímpico de Hóquei sobre Grama; a Arena de Deodoro; a Arena de Rugby e Pentatlo Moderno; o Centro Nacional de Hipismo; e o Centro Nacional de Tiro Esportivo.