Rio 2016 marca presença na Assembléia da ACNO, em Pequim
Delegação brasileira chega para encontro, que reúne 205 Comitês Olímpicos Nacionais dos cinco continentes, e vai até o dia 10
Delegação brasileira chega para encontro, que reúne 205 Comitês Olímpicos Nacionais dos cinco continentes, e vai até o dia 10
Foto: Robert Ray
A Comissão da Candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016 já está em Pequim para participar da Assembléia Geral da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais ACNO. A delegação brasileira, liderada pelo Presidente Carlos Arthur Nuzman (na foto com Leonardo Gryner, Diretor de Marketing e Carlos Roberto Osório, Secretário Geral), aproveitará o evento para fazer contato com membros do Comitê Olímpico Internacional e ouvi-los sobre as melhores práticas em candidaturas a sedes olímpicas, além de receber sugestões para a campanha do Rio.
A ACNO acontece nesta segunda-feira, dia 7, com reuniões e apresentações que se realizarão até o dia 10. A Assembléia é composta por 205 Comitês Olímpicos Nacionais dos cinco continentes e se reuniu pela primeira vez em 1965, em Roma (Itália). No entanto, foi constituída juridicamente em 1979, em San Juan (Porto Rico).
O objetivo da ACNO, presidida pelo mexicano Mario Vazquez Rama, é representar os interesses das entidades perante o Movimento Olímpico e os Jogos Olímpicos, para os quais os Comitês Nacionais detêm os direitos exclusivos de inscrição de atletas. A última Assembléia foi em 2004, em Atenas. Em 2000, o evento da ACNO aconteceu no Rio de Janeiro.