Rio 2016 lança Portal de Suprimentos para atender às demandas dos Jogos
Iniciativa permite que empresas de todos os portes se programem e se capacitem para participar das concorrências
Iniciativa permite que empresas de todos os portes se programem e se capacitem para participar das concorrências
Fernando Cotrim, diretor de Suprimentos do Rio 2016, apresenta a nova ferramenta (Alex Ferro)
O Comitê Organizador Rio 2016 lançou nesta quarta-feira seu Portal de Suprimentos, ferramenta de interação com o mercado que permitirá que empresas de todos os portes tenham acesso ao cronograma de compras, se programem e se capacitem para atender às demandas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
“A nossa ideia de realizar Jogos Olímpicos e Paralímpicos para todo o Brasil vai além, estamos abrindo os Jogos para todas as empresas brasileiras. Hoje é apenas o primeiro passo. Todas as nossas compras são planejadas pensando no ciclo de vida de cada produto, ou seja, no que o produto vai contribuir com os Jogos, quanto tempo dura esse produto e qual será a sua utilização após 2016”, explicou Fernando Cotrim, diretor de Suprimentos do Rio 2016.
O novo portal promove a competitividade ao anunciar antecipadamente as categorias e previsão de quantidades de bens e serviços que precisará adquirir até 2016. São cerca de 30 milhões de itens, que serão utilizados antes, durante e após as competições. A ferramenta deixará um legado para a indústria nacional.
“Nosso maior desafio é mudar a forma de gerenciar a cadeia de suprimentos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e deixar um legado para o mercado brasileiro. Jogos excelentes e sem exageros são nossos objetivos. Exagero nos Jogos só na comemoração”, afirmou Cotrim.
A iniciativa dá ainda a todas as companhias a chance de atingir um novo patamar participando do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, que inclui projetos como o “Sebrae no Pódio”, voltado para a qualificação de micro e pequenas empresas nacionais, e buscar soluções de crédito para ampliação de negócios em programas promovidos pelo Bradesco, patrocinador oficial do Rio 2016.
O Portal de Suprimentos faz parte da cadeia de suprimentos do Comitê Organizador, baseada em cinco pilares: sustentabilidade, transparência, redução de custos, gestão de riscos e excelência operacional.
“A sustentabilidade não é uma opção, é uma obrigação nossa. E temos como meta superar os Jogos anteriores. Quanto à transparência, o próprio portal de suprimentos é um bom exemplo. Comunicação antecipada, requerimentos claros e processos justos também são inerentes nesse quesito. Quanto à redução de custos entendemos criar alternativas criativas e inovadoras, uma vez que temos quatro anos de planejamento e um de execução”, informou Cotrim.