Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 lança Plano de Gestão de Sustentabilidade e assina acordo com a ONU

Por Rio 2016

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente mediará diálogo com a sociedade civil sobre o programa

Rio 2016 lança Plano de Gestão de Sustentabilidade e assina acordo com a ONU

Assinatura do acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) (Alex Ferro)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos apresentou nesta segunda-feira o Plano de Gestão da Sustentabilidade dos Jogos Rio 2016. O programa – elaborado em parceria com os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) – estabelece os fundamentos da integração de princípios, ações e projetos relativos à sustentabilidade no planejamento e operação dos eventos.

“Nosso objetivo é integrar a sustentabilidade a todo processo de organização, reduzindo o impacto dos Jogos e deixando um exemplo de boas práticas para toda a sociedade”, afirmou o presidente do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

O lançamento foi marcado pela assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que prevê, entre outras atividades, uma avaliação do plano e a mediação do diálogo entre o Rio 2016 e a sociedade civil sobre sustentabilidade.

Também foi revelada a submarca "Abraça Rio 2016", que será utilizada em todas as comunicações dos Jogos relacionadas ao Programa de Sustentabilidade e será a forma com a qual a organização abraçará programas e projetos alinhados com os princípios do plano: responsabilidade, inclusão, integridade e transparência.

Os objetivos estratégicos do Plano de Sustentabilidade estão sustentados pelos três pilares que foram propostos na candidatura e estão alinhados aos princípios de desenvolvimento sustentável ratificados pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, aos quais correspondem nove eixos temáticos:

Planeta (Pegada ambiental reduzida): Transporte e Logística; Desenho e Construção Sustentável; Conservação e Recuperação Ambiental; Gestão de Resíduos

Pessoas: Engajamento e Conscientização; Acessibilidade Universal; Diversidade e Inclusão

Prosperidade: Cadeia de Suprimentos Sustentável; Gestão e Reporte