O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 lançou nesta segunda-feira, dia 12, o edital para o Processo Seletivo de contratação da empresa que será responsável pela criação da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O processo de escolha permitirá às agências a oportunidade de participar de um marco que ficará como legado para o design brasileiro a idealização da marca para os primeiros Jogos Olímpicos no Brasil.
Além do reconhecimento internacional, a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá exposição pelos próximos seis anos e será eternizada nas futuras imagens dos Jogos Rio 2016, transmitidas a bilhões de espectadores em todo o mundo. A agência vencedora receberá R$ 50 mil pela criação da marca e assinará contrato de seis meses, com possibilidade de renovação, com o Comitê Rio 2016 para prestação de serviços de design.
INSCRIÇÕES
Os interessados em participar da seleção poderão baixar o edital
clicando neste link para tomar ciência do processo de escolha e realizar a inscrição. Apenas empresas especializadas no ramo do objeto do processo seletivo, tais como empresas de design e desenvolvimento de programas ou sistemas de marcas, ou que atuem no ramo de desenvolvimento de identidades corporativas poderão participar do processo. Não serão aceitos consórcios.
FASES DO PROCESSO SELETIVO
A concorrência terá cinco fases Briefing Inicial; Habilitação Jurídica e Técnica, Entrevistas Individuais, Briefing Técnico e Proposta Criativa. Na primeira fase, o Comitê Rio 2016 vai conduzir um Briefing Inicial para abordar temas como o Movimento Olímpico, os Princípios e Valores do Olimpismo e o desafio proposto no processo de seleção.
Na fase de Habilitação Jurídica e Técnica as agências deverão apresentar os documentos que as capacitem legal e tecnicamente a continuar no processo e que atendam aos critérios classificatórios de acordo com a pontuação estabelecida no regulamento.
As agências selecionadas para a terceira fase Entrevistas Individuais serão recebidas pela equipe de Marketing e Comunicação do Comitê Rio 2016 para que, durante uma hora, tenham a oportunidade de apresentar e tirar dúvidas sobre o case de marca apresentado na Fase Dois.
Na quarta fase, será realizado o Briefing Técnico, com orientações específicas sobre o conteúdo e forma de apresentação das propostas criativas, para as empresas finalistas.
Na última fase do processo Propostas Criativas, cada participante selecionado receberá um pro labore no valor de R$ 10 mil para desenvolver sua proposta criativa de marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Serão avaliados Conceito, Originalidade, Criatividade e Aplicabilidade da marca. Todas as agências finalistas que entregarem sua proposta criativa receberão um diploma de participação como forma de homenagem pela contribuição no processo seletivo.
A Comissão Julgadora será multidisciplinar e formada por até 15 membros reconhecidos nacional e internacionalmente. Os integrantes serão selecionados pelo Comitê Organizador Rio 2016 por sua experiência na criação e aprovação de programas de marcas ou por seu destaque no Movimento Olímpico internacional.
CRONOGRAMA
Data / Atividade
12/04 / Publicação do edital
13/04 a 30/04 / Inscrições para Fase 1 (Briefing Inicial)
11/05 / Briefing Inicial
25/05 / Recebimento dos envelopes com documentação de habilitação e qualificação técnica até 18h - Fase 2
07/06 / Divulgação do resultado da Fase 2 e convocação das selecionadas para a Fase 3 (entrevista individual)
14/06 a 18/06 / Entrevistas individuais na sede do Comitê Rio 2016 Fase 3
21/06 / Divulgação dos resultados da Fase 3
23/06 / Reunião de Briefing Técnico Fase 4
04/08 / Recebimento das propostas criativas - Fase 5
06/08 e 07/08 / Reunião da comissão julgadora e definição do vencedor.
Envio da marca Rio 2016 para a aprovação final do COI.
Clique aqui para acessar a página de AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS