Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 inspira acordo para o desenvolvimento do esporte brasileiro

Por Rio 2016

Comitê Olímpico Brasileiro e Universidade Estadual do Rio de Janeiro assinam convênio com atividades científicas, educacionais e sociais

Rio 2016 inspira acordo para o desenvolvimento do esporte brasileiro

A candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 quer deixar para a população da cidade e de todo o Brasil um legado que vai muito além de um grande evento esportivo. O objetivo foi reafirmado nesta segunda-feira, dia 2, quando o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) assinaram um convênio para a realização de estudos para o desenvolvimento científico, educacional e social do esporte nacional.

O evento contou com a participação do presidente do Comitê Rio 2016 e do COB, Carlos Arthur Nuzman; do Governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho, e do reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves de Castro, além de atletas e ex-atletas.

A UERJ irá auxiliar o COB na estruturação acadêmica dos cursos. O objetivo é formar profissionais nas mais diversas áreas ligadas ao esporte. Também serão utilizados centros de pesquisa da UERJ como fonte para a área de Ciência do Esporte. “Nosso legado com este convênio é a capacitação do ser humano. Esta ação mostra para toda a comunidade internacional como estamos trabalhando a candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos 2016. Não queremos realizar apenas um evento de duas semanas. Queremos deixar legados de infraestrutura, transporte, saneamento e educação. Por isso a assinatura deste convênio é tão importante”, explicou Sergio Cabral.

O convênio terá atividades em áreas como Educação Física, Ciência do Esporte, Administração Esportiva, Sociologia, Direito Esportivo, Medicina Esportiva e Psicologia Aplicada ao Esporte. O programa será uma ferramenta importante para que o atleta tenha opções após o fim da carreira esportiva. Outra meta é formar uma nova geração de treinadores capacitados para contribuir com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento do Brasil. “Abrimos uma porta para que muita gente atinja qualificação para trabalhar em prol do esporte brasileiro. Esta é uma página inédita da história do esporte em toda a América Latina. O Rio de Janeiro é uma das cidades candidatas a receber os Jogos Olímpicos de 2016 e, com este convênio, mostra a seriedade com que encara o desenvolvimento do esporte”, disse Nuzman.

O convênio segue um modelo internacional de sucesso, já que as grandes potências olímpicas desenvolvem esse tipo de associação com universidades e colhem os frutos dessas parcerias. As ações do COB serão desenvolvidas através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), um centro de referência nacional em estudos acadêmicos, pesquisa e difusão do conhecimento nas áreas de Ciência do Esporte e Olimpismo. Seu objetivo é promover o intercâmbio e a difusão de conhecimento a partir de cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos e científicos.