Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 inicia seleção internacional de produtora para cerimônias e megaeventos ao vivo

Por Rio 2016

Aspectos criativos serão objeto de futura fase de seleção de direção artística, que será restrita a brasileiros

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 lançou nesta segunda-feira, dia 28 de março, o processo seletivo internacional para produtora executiva de megaeventos. A empresa ou consórcio vencedor será responsável pela produção e gestão executiva de cerimônias e grandes eventos ao vivo para os Jogos Rio 2016.

Os aspectos criativos dos grandes eventos e cerimônias serão objeto de futura fase de seleção de direção artística, que será restrita a talentos brasileiros.

Os participantes devem se cadastrar no site oficial dos Jogos (http://www.rio2016.com/bens-e-servicos/bens-e-servicos) e precisarão comprovar prévia experiência na organização de grandes cerimônias de eventos olímpicos. O vencedor será escolhido por uma Comissão Julgadora composta por membros do Comitê Rio 2016, do Comitê Olímpico Internacional (COI) e por outros integrantes a serem anunciados.

A primeira grande apresentação a ser realizada pelo Comitê Organizador, daqui a pouco mais de um ano, será um show de cerca de oito minutos durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Londres 2012, quando a Bandeira Olímpica será entregue ao prefeito do Rio de Janeiro.

Outros projetos de porte em que a produtora executiva estará envolvida são as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016; a Cerimônia da Entrega da Bandeira Paraolímpica durante o show do Rio 2016 na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paraolímpicos Londres 2012; os Live Sites no Brasil e em 15 localizações internacionais em 2016; o Tour das Bandeiras Olímpica e Paraolímpica; o Revezamento das Tochas Olímpica e Paraolímpica; as Cerimônias de Entrega de Medalhas e de Recepção das Delegações na Vila Olímpica e Paraolímpica e as apresentações dos esportes durante os Jogos Rio 2016.

Megaeventos ao vivo de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos são superproduções que atraem a atenção de bilhões de pessoas em todo o mundo. A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Pequim 2008 envolveu 20.000 profissionais, 30.000 fogos de artifício, 300.000 toneladas de iluminação e atraiu uma audiência global estimada em cerca de dois bilhões de telespectadores.

“Os eventos e cerimônias serão parte fundamental da experiência dos espectadores e uma ferramenta essencial para envolver o maior número de pessoas com os Jogos Rio 2016 por meio de projetos como o Tour das Bandeiras Olímpica e Paraolímpica e o Revezamento das Tochas Olímpica e Paraolímpica. As cerimônias também deixarão imagens que marcarão os Jogos na memória do mundo inteiro e é fundamental que tenham o nível mais elevado de organização. Para isso, esperamos selecionar fornecedores de alta capacitação e trabalhar com os melhores profissionais do Brasil e do mundo”, disse o Diretor-Geral do Comitê Organizador Rio 2016, Leonardo Gryner.

A avaliação das propostas apresentadas levará em conta o entendimento e a integração com a estratégia Rio 2016; o entendimento do escopo do projeto; a metodologia de planejamento, controle e governança; o comprometimento com as políticas de inclusão e sustentabilidade do Rio 2016; a equipe de produção proposta; a solução para assegurar cumprimento de prazos e continuidade dos serviços em qualquer circunstância; e a proposta comercial.

Etapas do processo seletivo

28 de março a 27 de abril de 2011–  Fase de habilitação

Os proponentes devem se cadastrar no site oficial dos Jogos (http://www.rio2016.com/bens-e-servicos/bens-e-servicos) para ter acesso ao regulamento e apresentar documentação de habilitação jurídica, econômico-financeira, tributária e trabalhista e de habilitação técnica, incluindo portfólioe estudo de caso.

5 de maio de 2011- Divulgação

Divulgação das empresas/consórcios aprovados na primeira etapa (empresas e consórcios habilitados), que serão convidados a participar da Reunião de Instruções/Briefing acerca das demandas do Rio 2016.

11 de maio de 2011–  Reunião de Instruções/Briefing, no Rio de Janeiro

Nessa reunião, serão apresentadas a empresas e consórcios habilitados todasas especificações e informações técnicas exigidas pelo Rio 2016, necessárias ao desenvolvimento de Proposta de Produção e Gestão Executiva e de Proposta Comercial para a próxima etapa.

13 de junho de 2011– Entrega das propostas

Entrega das Propostas de Produção e Gestão Executiva e das Propostas Comerciais por empresas e consórcios habilitados.

13 a 16 de junho de 2011– Apresentações e entrevistas

Entrevistas com as empresas e consórcios habilitados, momento em que também lhes será dada a oportunidade de realizar apresentações de suas propostas, com base nas demandas apresentadas na Reunião de Instruções/Briefing.

Até 30 de junho de 2011 –  Anúncio de finalistas

Anúncio de empresas/consórcios finalistas.

1 de julho a 25 de agosto de 2011Fase final

Fase de negociação com as empresas/consórcios finalistas e de apresentação de propostas revisadas.

Até 31 de agosto de 2011Anúncio do vencedor

Anúncio de empresa/consórcio vencedor e assinatura de contrato.