Rio 2016 inicia contagem regressiva para a decisão do COI
Por Rio 2016
Falta exatamente um ano para a reunião do Comitê Olímpico Internacional que vai escolher a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016
Esta quinta-feira marca o início da contagem regressiva para a campanha Rio 2016. Daqui a exatamente um ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI) vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para anunciar a decisão de onde serão realizados os Jogos Olímpicos de 2016. Nesta quarta, durante celebração no Palácio do Planalto, em Brasília, diversos atletas olímpicos e paraolímpicos do Time Brasil demonstraram apoio à campanha. Na cerimônia, eles foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras autoridades.
O nadador César Cielo, ouro nos 50m livre e bronze nos 100m na China, afirmou que o evento seria importante para o desenvolvimento do esporte no Brasil. O recordista olímpico utilizou os Jogos Pan-americanos Rio 2007 como exemplo de crescimento de visibilidade não só da natação, mas de outras modalidades. "Estamos torcendo para termos uma Olimpíada aqui no nosso país", disse.
Emanuel Rego, campeão olímpico em Atenas 2004 e bronze em Pequim 2008, declarou ter muitas esperanças de ver o vôlei de praia em um evento olímpico no Rio de Janeiro. O atleta lembrou que seus adversários estrangeiros gostam de participar das competições na cidade e que todos se sentem à vontade nas areias cariocas. O parceiro de Ricardo referiu-se à participação da população brasileira como parte deste cenário e comparou a cidade a um famoso estádio brasileiro. "É o Maracanã do Circuito Mundial", afirmou, acrescentando que o vôlei de praia tem a cara do Brasil e o Brasil tem a cara das Olimpíadas.
Dois grandes representantes da natação paraolímpica também se mostraram parceiros da candidatura. André Brasil, que nasceu e cresceu na cidade, conquistou quatro medalhas de ouro e uma de prata na classe S-10 em Pequim. O campeão citou a experiência marcante do Rio 2007, considerado por um ele uma festa maravilhosa, quando mostramos todo o calor que o torcedor carioca pode proporcionar. O nadador ainda fez um convite aos que não tiveram a oportunidade de visitar o Rio. "Você que não conhece as nossas belezas, corra para lá, estamos te esperando".
Daniel Dias, outra estrela da natação brasileira paraolímpica na China, ganhador de nove medalhas (quatro ouros, quatro pratas e um bronze) na classe S-5, disse que os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro seriam importantes para a divulgação da sua modalidade. "Queremos que todos conheçam e acreditem no esporte paraolímpico. Vamos torcer, vai dar tudo certo", declarou.