Rio 2016 gourmet: cardápio da Vila dos Atletas inclui delícias do Brasil
Equipe se prepara para servir 60 mil refeições por dia e espera agradar Usain Bolt e cia. com churrasco, açaí, tapioca e brigadeiro
Equipe se prepara para servir 60 mil refeições por dia e espera agradar Usain Bolt e cia. com churrasco, açaí, tapioca e brigadeiro
Refeitório da Vila Olímpica quer servir melhores atletas do mundo como em Londres 2012, mas com opções de sabores brasileiros (Instagram/iStock)
Texto: Valeria Zukeran
Arroz com feijão, churrasco e água de coco são atrações da boa mesa brasileira já conhecidas por muitos estrangeiros. Só que, no Rio 2016, os principais atletas Olímpicos e Paralímpicos do mundo vão poder ir além: o cardápio do refeitório da Vila dos Atletas vai incluir tapioca, açaí, pão de queijo, brigadeiro, farofa e outras iguarias nacionais.
Cerca de 18 mil pessoas - entre atletas, treinadores e equipe técnica - se hospedam na Vila durante os Jogos Olímpicos, e outras 7 mil durante os Jogos Paralímpicos. Uma equipe de mais de 2,5 mil profissionais, liderada por Flávia Albuquerque, gerente de alimentos e bebidas, estará trabalhando para servir refeições saudáveis, equilibradas e saborosas. Haverá opções diferentes, com gastronomia italiana, asiática, "sabores do mundo", halal e kosher,além de um restaurante dentro da Vila, o Casual Dining, que vai servir o tradicional churrasco brasileiro.
Flávia Albuquerque, gerente de alimentos e bebidas da Vila dos Atletas

Com dez ilhas separadas por temas, o refeitório dos atletas promete oferecer um festival de sabores. Confira alguns dos números previstos para o período Olímpico:
Uma sugestão de cardápio que inclui pratos do cotidiano brasileiro já foi encaminhada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para aprovação. Com atletas em os momentos de competição após intensa preparação de quatro anos, é fundamental que a comida atenda às necessidades nutricionais específicas de cada um - e que todos sejam capazes de entender exatamente o que estão comendo. "Os pratos terão cartões informativos a respeito de gordura, calorias, proteínas, carboidratos e sódio”, explica a gerente de alimentos da Vila. A presença de glúten e lactose também será informada, com opção de pratos sem esses elementos para atletas com intolerância.

Além do cuidado meticuloso com seleção, transporte, armazenamento e preparação dos alimentos, o Rio 2016 planeja destinos sustentáveis para resíduos e lixo. "Os caminhões com as caixas de alimentos saem do centro de distribuição lacrados, o que é obrigatório para qualquer catering. Quando os produtos chegam à Vila é que se quebra o lacre", diz Flávia Albuquerque. O descarte será feito em lixeiras com separação do lixo orgânico do reciclável, e serão utlilizados pratos feitos de fibra de cana-de-açúcar, material biodegradável.
Rio 2016 recebe maior certificado de sustentabilidade do mundo

Um dos aspectos fundamentais observados no planejamento das refeições para a Vila dos Atletas é o respeito às diferenças culturais e tolerância aos temperos. "Não vamos colocar pimenta nas receitas, por exemplo. Ela vai ser oferecida separadamente", explica a gerente de alimentos e bebidas.
Flávia Albuquerque, responsável pela área de alimentos de bebidas
