Rio 2016 festeja cidades da rota da tocha e apresenta uniforme dos condutores
Sob sol forte e ao som de ritmos de todo o país, cariocas aplaudem a judoca Érika Miranda e brincam com o mascote Vinicius
Sob sol forte e ao som de ritmos de todo o país, cariocas aplaudem a judoca Érika Miranda e brincam com o mascote Vinicius
Dançando, crianças divulgaram as 329 cidades que estão no revezamento da tocha Olímpica (Rio 2016/Alex Ferro)
Se a tocha Olímpica sai em revezamento de Brasília em 3 de maio, uma amostra da onda que percorrerá todo o país foi apresentada nesta quarta-feira (24) pelo Rio 2016. Na Cidade Nova, junto à sede do Comitê Organizador, uma passarela foi tomada pelo desfile de crianças empunhando placas com os nomes de todas as 329 cidades por onde a tocha será levada. A eles se juntou um grupo de brincantes com pernas de pau e roupas coloridas de reisado dançando ao som de diferentes ritmos brasileiros. Assim, com muita festa, sob sol de 40 graus, também foi apresentado o uniforme dos condutores, tendo como "modelos" a judoca Érika Miranda, o mascote Vinicius e representantes indicados pelos patrocinadores Bradesco, Coca-Cola e Nissan. Além de Érika, participaram do evento Laís Souza, Maria Esther Bueno e Gustavo Borges, que também estão confirmados no revezamento.
Percurso da tocha vai revelar belezas das cinco regiões brasileiras
Acesse aqui para conferir todas as cidades e datas do revezamento
Além de simbolizar a paz, a passagem da tocha dará oportunidade a pessoas do país inteiro de se sentir parte dos Jogos Olímpicos. “Quando os atletas competem é pelo Brasil. Com a chama indo para cada cantinho do país, mesmo quem não puder vir tem chance de sentir o gosto dos Jogos”, disse Érika, campeã dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 na categoria até 52 kg.

Sorridente, ela se disse orgulhosa por apresentar o uniforme dos condutores – em sua maior parte branco - e brincou: “E é bom que a camiseta seja acompanhada por shorts, porque acredito que na maior parte do país o revezamento será no calor, né?”.
Escolhida como tema do revezamento da tocha, a música "A Vida do Viajante” (conhecida pelo verso “Minha vida é andar por este país...”) de Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil, animou o público. O cantor cearense Geraldo Júnior emendou, caprichando na diversidade de ritmos regionais.
Detalhes da tocha Olímpica? Confira!
Diretora do Programa de Cultura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carla Camurati escalou o grupo Barracão da Poti, que recentemente animou o carnaval de rua carioca com elementos de folguedos do Cariri, no Ceará.
Carla Camurati, diretora do Programa de Cultura dos Jogos Rio2016

Carlos Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, destacou a importância do trabalho conjunto com representantes dos governos federal, estadual e municipal e, sobretudo, da Força Nacional, que tem papel fundamental na logística do revezamento da tocha. Serão ao todo 12 mil condutores.
O capitão Fabiano Rene Farias, que percorrerá a rota da tocha como segurança, conhece parte do país mas vibra com a chance de para o Nordeste. Cada policial do grupo da Força Nacional que acompanhará a tocha está preparado para correr pelo menos dez quilômetros – eles também se revezam, mas não na proporção de 200 metros, como é o caso dos condutores.
Capitão Fabiano Rene, da Força Nacional
O nadador Gustavo Borges, dono de quatro medalhas Olímpicas, observa que desta vez será mais interessante ser condutor do que em 2004, quando a tocha dos Jogos de Atenas passou pelo Brasil. “O revezamento vai mostrar lugares interessantes para nós mesmos e para o mundo todo. É uma responsabilidade”, disse o atleta, indicado pelo Bradesco, assim como a tenista Maria Esther Bueno. Ela brincou com os repórteres: “Ex-atleta, não; ainda-atleta! Conduzir a tocha é uma honra sem tamanho – nunca pensei que fosse acontecer”.
Ansioso para as Olimpíadas @Rio2016? A chama olímpica vai cruzar o país! #ChamaGeral #Moments⚡️ https://t.co/icxarh1WYq
— Moments Brasil (@momentsbrasil) 24 de fevereiro de 2016