Rio 2016 faz nova apresentação em Copenhague
Diretor de marketing e comunicação detalha plano de comunicação da candidatura em feira esportiva
Diretor de marketing e comunicação detalha plano de comunicação da candidatura em feira esportiva
O diretor de marketing e comunicação do Comitê de candidatura Rio 2016, Leonardo Gryner, falou nesta terça-feira, dia 6, sobre a estratégia de comunicação da Rio 2016 para mais de 200 participantes da Conferência Hosting Winners. O evento, realizado em Copenhague, na Dinamarca, tratou das últimas tendências em candidaturas para receber grandes eventos esportivos. Na platéia estavam desde presidentes de federações internacionais até jornalistas e estudantes.
Após abrir a palestra com o vídeo que emocionou milhões de pessoas durante na apresentação decisiva aos membros do Comitê Olímpico Internacional, Gryner explicou a jornada do Rio até a vitória histórica em Copenhague, emocionando muitos dos presentes no auditório. Você precisa mais do que uma Cidade Maravilhosa para ganhar uma candidatura. Nossa jornada começou em 1999, quando decidimos nos preparar para a candidatura aos Jogos Pan-Americanos. Vencemos em 2002 e logo após sediamos os Jogos Sul-Americanos. Após a realização do Pan, em 2007, já tínhamos uma base forte para lançar uma candidatura aos Jogos de 2016. Após muito trabalho, está aí o resultado, disse Gryner.
Gryner explicou a visão e o conceito dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, e ressaltou cinco tópicos considerados essenciais para o sucesso da campanha na área de comunicação e relações públicas. Viva a sua paixão foi um conceito importante, reforçando o amor do brasileiro pelo esporte e a nossa reconhecida capacidade de celebração. Também tentamos mostrar que agora era mesmo a hora do Rio, com a integração e apoio total dos três níveis de governo. O terceiro fator foi discutir qualquer questão que trouxesse uma percepção equivocada, como a nossa capacidade de organizar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no intervalo de dois anos, por exemplo. Também focamos na mídia olímpica especializada, a mais lida pelos membros votantes, evitando gastos com anúncios na grande mídia. E, por último, fomos autênticos e fizemos de tudo para surpreender a todos, explicou.
A Conferência Hosting Winners também contou com as participações de Susan Scherer, organizadora do XL Super Bowl, em Detroit; Pat McQuaid, presidente da Federação Internacional de Ciclismo; e de Jin Teik Oon, presidente do Conselho Esportivo de Cingapura.
Leonardo Gryner acompanhará o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, Carlos Nuzman, no restante da 121ª sessão do COI, que ainda decidirá se rúgbi e golfe estarão no programa olímpico em 2016 e ratificará a reeleição de Jacques Rogge como presidente do COI.