Rio 2016 faz balanço positivo do primeiro dia de apresentações para a Comissão de Avaliação do COI
Por Rio 2016
Medalhista olímpica Isabel Swan emociona os participantes da sessão sobre Visão e conceito dos Jogos
Isabel Swan
Após o primeiro dia de apresentações para a Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), a avaliação do Comitê Rio 2016 foi de dever cumprido.
Nesta quarta-feira, dia 29, no Hotel Copacabana Palace, foram debatidos seis temas apresentados no Dossiê de Candidatura Visão e Conceito dos Jogos, Meio Ambiente, Esporte e Instalações, Vila Olímpica, Acomodações e Transporte.
Mostramos que temos instalações esportivas fantásticas e que os três níveis de governo estão integrados. Abordamos temas importantes e estamos conscientes de que fizemos um grande trabalho diante da Comissão de Avaliação, graças a uma equipe de excelência técnica e ao endosso das autoridades governamentais, disse o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
Após o encerramento dos trabalhos, Nuzman se reuniu com o Ministro do Esporte, Orlando Silva; o Ministro das Cidades, Márcio Fortes; o Governador Sérgio Cabral, o Prefeito Eduardo Paes, o Secretário Geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório, e a medalhista olímpica Isabel Swan.
Embaixadora da candidatura Rio 2016, Isabel Swan foi o destaque da apresentação sobre Visão e Conceito dos Jogos. Bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, ela não conteve as lágrimas ao falar do sonho de disputar uma edição dos Jogos Olímpicos em seu país e emocionou todos os presentes.
Estou muito orgulhosa de ter participado, pois realmente acredito no projeto Rio 2016. Quero mostrar toda a paixão que existe nessa candidatura, disse Isabel.
O Ministro do Esporte, Orlando Silva, trouxe uma mensagem de apoio do presidente Lula à candidatura Rio 2016. Foi uma mensagem de confiança e determinação. Somos um país politicamente estável, democrático, com segurança jurídica e que está determinado a realizar grandes Jogos Olímpicos em 2016. Nas sabatinas deste primeiro dia, nenhuma questão ficou sem resposta e acredito que essa será a tônica da agenda com a Comissão de Avaliação, acredita Orlando Silva.
O sucesso dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e a capacidade da cidade de realizar grandes eventos foram lembrados pelo Governador Sérgio Cabral. Nas reuniões com a Comissão do COI, fomos claros, transparentes e mostramos o que somos. Acredito que causamos boa impressão, disse Cabral.
Para Eduardo Paes, os investimentos da candidatura Rio 2016 trarão benefícios para a cidade em diversas áreas. Meu programa de governo tem muita conexão com a proposta olímpica, que inclui projetos para questões importantes. O planejamento de transporte, a construção da Vila Olímpica e a revitalização da região portuária fazem parte de um grande plano de revitalização do Rio de Janeiro, explicou Paes.