Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016™ está de casa nova

Por Rio 2016

Construção modular reforça aspectos de modernidade e sustentabilidade

Rio 2016™ está de casa nova

A nova sede do Comitê Organizador Rio 2016 emprega tecnologia moderna de construção sustentável e acessível (Marcelo Omena/Rio 2016™)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ está de casa nova. Nos próximos três anos, a sede localizada na Cidade Nova, centro do Rio de Janeiro, irá abrigar a equipe do Rio 2016™ e da Empresa Olímpica Municipal em uma estrutura moderna dentro de todos os padrões de sustentabilidade e acessibilidade. Para a construção, que ocupa uma área de 20,938m, foi utilizada a tecnologia modular, um sistema inteligente que permite uma montagem mais rápida e a possibilidade de desmontagem e reutilização após o período dos Jogos. Conheça aqui a sede do Comitê Organizador Rio 2016™.

“A marca da nova sede é a sustentabilidade e a modernidade. A construção modular é uma inovação que melhor atende ao nosso projeto. Iremos utilizar o prédio de acordo com a demanda de crescimento do Comitê e ao final será possível desmontar a estrutura, para o reaproveitamento em outro lugar”, afirmou o Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.

Nuzman lembrando ainda que a nova sede é a primeira instalação entregue pelo Comitê Organizador. “Ver a primeira instalação para os Jogos pronta reforça nossa capacidade de realização. Além disso, reunir todas as equipes em um prédio só, ao lado da Empresa Olímpica Municipal, facilita o trabalho e ajuda na integração de todas as áreas funcionais”, explicou.

Sustentabilidade é a palavra de ordem

O prédio conta com sistema de aproveitamento de águas de chuva, economia de energia e mobiliário de madeira certificada. O sistema de ar condicionado é dotado de componentes eletromagnéticos para redução do custo de energia e controle de temperatura por zona. A iluminação é feita com luminárias em led, com baixo consumo de energia, além de vidros reflexivos, que permitem melhor aproveitamento da luz natural. Também faz parte do projeto a utilização de placas de captação de energia solar e cobertura termoacústica.

A acessibilidade também foi tratada com atenção no desenvolvimento deste projeto. O prédio tem rampas e elevadores, que atendem todos os requerimentos necessários, como a sinalização em braile e o piso com orientação tátil.

Como o projeto é a primeira instalação do Rio 2016™, contará com o Plano de Segurança Integrado, um modelo que será utilizado em todas as instalações esportivas e não-esportivas dos Jogos Rio 2016™. O Plano é fruto de uma parceria com órgãos de Segurança e Defesa Civil e conta com um representante dos Bombeiros, da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar, presentes no local.

Para a ocupação do prédio, o Rio 2016™ possui todas as licenças necessárias. O prédio já está com a certidão de aceitação, documento necessário para a ocupação de uma instalação nestes moldes, e com o certificado de aprovação do CBERJ (Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro). A instalação foi além das exigências para uma construção temporária de três pavimentos e instalou, além dos procedimentos básicos de segurança, rede de sprinklers com detecção de fumaça no ambiente e nos forros.