Rio 2016 empolga Comitês Olímpicos da Ásia
Segunda apresentação oficial da candidatura é recebida com entusiasmo em Bali
Segunda apresentação oficial da candidatura é recebida com entusiasmo em Bali
O Rio de Janeiro está em casa em Bali. Apesar da distância entre a cidade carioca e a famosa ilha indonésia, essa foi a impressão deixada após a segunda apresentação oficial das cidades candidatas à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Nesta terça-feira, dia 21, os representantes dos países filiados à OCA (Olympic Council of Asia) mostraram receptividade ao projeto Rio 2016 durante a Assembléia Geral da entidade. O Presidente da Comissão de Candidatura, Carlos Arthur Nuzman, e o Secretário-Geral, Carlos Roberto Osório, contaram com a participação da ex-jogadora de vôlei de praia Adriana Behar, duas vezes medalhista olímpica.
A apresentação do projeto Rio 2016, liderada por Carlos Arthur Nuzman, trouxe uma série de informações sobre o Rio de Janeiro e o Brasil, mostrando dados de diversas áreas: Essa apresentação foi de extrema importância, pois deu aos representantes dos países da Ásia a exata dimensão da nossa cidade e do nosso país. A América do Sul pode receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos pela primeira vez na história em 2016. A candidatura do Rio de Janeiro tem uma grande responsabilidade, além da possibilidade de proporcionar ao Movimento Olímpico uma enorme plataforma jovem e de agregar valor à marca dos Jogos através de uma celebração inédita, explicou Nuzman.
A Comissão Rio 2016 ratificou o compromisso dos três níveis de governo Municipal, Estadual e Federal - com a candidatura, e deu ainda uma prévia do legado que a realização dos Jogos no Rio de Janeiro podem deixar. Foi citado o projeto do Centro Olímpico de Treinamento, que terá estrutura para receber 22 modalidades esportivas. Para o Secretário-Geral da Comissão de Candidatura Rio 2016, Carlos Roberto Osório, os Jogos Olímpicos no Brasil acelerarão o desenvolvimento social e o processo de transformação do Rio de Janeiro. Os Jogos também abrirão novos mercados para o Movimento Olímpico, não somente no Brasil ou na América do Sul, mas em muitas outras nações em desenvolvimento. A comunidade esportiva da Ásia se mostrou receptiva às nossas propostas, e esperamos contar com seu apoio para trazer os Jogos pela primeira vez para a América do Sul, disse Carlos Roberto.
A apresentação do Rio de Janeiro contou ainda com a participação de Adriana Behar, uma das maiores vencedoras da história do vôlei de praia, que deu um emocionante depoimento. Para os brasileiros, o sol e o mar são parte da vida. Eu me lembro de ir à praia ainda criança, quando comecei a me interessar pelo voleibol. Tenho o sonho de ver os Jogos Olímpicos de 2016 sendo realizados no Rio de Janeiro, e de ver o vôlei de praia sendo disputado em Copacabana, o berço do esporte, disse Adriana.