Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 em progresso constante rumo aos Jogos

Por Rio 2016

Planejamento e progresso dos Jogos Rio 2016 impressionam Comitê de Coordenação do COI

Rio 2016 em progresso constante rumo aos Jogos

Eduardo Paz e a Comissão de Coordenação nas obras da Transcarioca (©Sérgio Huoliver/Rio2016)

Os preparativos para os primeiros Jogos Olímpicos a serem realizados na América do Sul continuam a progredir bem, de acordo com a Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A Comissão, que esteve no Rio de Janeiro pela segunda vez, desde que a cidade brasileira foi escolhida sede dos Jogos, em outubro de 2009, recebeu relatórios de progresso sobre uma série de questões, foi apresentada a instalações e se encontrou com representantes dos governos durante sua visita de três dias, que se encerrou hoje.

O Rio 2016 apresentou grandes avanços como organização. Desenvolveu bons planos, iniciou seu programa de marketing de forma excelente, e uma forte integração pode ser notada entre seus departamentos e com seus parceiros. O que mais impressionou a Comissão foi a alta qualidade das pessoas contratadas para trabalhar no projeto.

“Faz um ano desde que a Comissão de Coordenação visitou o Rio pela última vez e estamos satisfeitos com a quantidade de trabalho que já foi realizado pelos organizadores do Rio”, disse a presidente da Comissão e membro da Diretoria Executiva do COI, Nawal El Moutawakel. “Eles têm uma equipe sólida e experiente e isso ajudou a acelerar o processo. O forte apoio de todos os níveis de governo também desempenhou um papel importante, ao permitir que o progresso que vimos esta semana acontecesse, e será fundamental para o sucesso dos Jogos no futuro”.

O trabalho já realizado em relação ao legado e aos atletas foi particularmente bem-recebido pela Comissão. O compromisso do Rio com os atletas esteve claro em todas as apresentações feitas sobre os projetos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. O desejo de que os Jogos deixem um legado positivo e duradouro às gerações futuras foi evidente. Foi positivamente ilustrado pela nova escola esportiva inaugurada pela Comissão ontem e pelo programa educacional olímpico já em andamento nas escolas na cidade. Além disso, a cidade apresentou seu programa de moradia social, que terá algumas unidades usadas para os Jogos antes de serem entregues a moradores locais. Esse será sem dúvida um elemento importante do legado do Rio 2016.

Carlos Nuzman, Presidente do Comitê Organizador Rio2016, disse: “Gostaria de reconhecer a parceria que a Comissão de Coordenação do COI estabeleceu conosco. Ao longo do último ano, a Comissão desempenhou um papel-chave, auxiliando o Rio 2016, por meio da expertise de seus membros, a cumprir suas muitas responsabilidades. Acreditamos que essa colaboração com o COI e nossas reuniões periódicas são fundamentais para a organização bem-sucedida dos Jogos”.

A construção de instalações e as melhorias em infraestrutura estão correndo como planejado, com a Comissão tendo visitado uma série de locais que serão usados para realizar ou servir os Jogos em 2016. Os locais visitados incluem o BRT da linha Transcarioca, o Estádio do Maracanã, uma estação de tratamento de água, o novo centro de operações do Rio e o Sambódromo, que receberá uma variedade de esportes durante os Jogos.

A Comissão também notou, com grande satisfação, que, com a escolha do local de disputa do golfe, o Rio finalizou o seu plano diretor de instalações cinco anos antes dos Jogos. Esse é um grande passo adiante e permitirá aos organizadores começar a trabalhar com seriedade com as Federações Internacionais para deixar as instalações prontas para os Jogos.