Rio 2016 é o tema da festa do Prêmio Brasil Olímpico 2009
Por Rio 2016
Presidente Lula recebe Troféu Personalidade Olímpica por seu empenho na candidatura do Rio de Janeiro
A histórica escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 foi o tema da 11ª edição do Prêmio Brasil Olímpico. Nesta segunda-feira, dia 21, o ginásio do Maracanãzinho foi o palco da mais importante festa do esporte nacional, onde atletas, dirigentes, personalidades e convidados se uniram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro do Esporte, Orlando Silva; ao governador Sérgio Cabral, ao prefeito Eduardo Paes e ao presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, para relembrar o feito conquistado no dia 2 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca.
Por seu empenho na candidatura Rio 2016, o presidente Lula recebeu o Troféu Personalidade Olímpica 2009. Pensei que já tinha vivido todas as emoções que um ser humano pode viver. Mas nada se compara ao que senti em Copenhague. Ganhamos esses Jogos Olímpicos por trabalharmos unidos e de forma profissional, disse Lula, arrancando muitos aplausos da platéia.
O presidente Carlos Arthur Nuzman fez agradecimentos especiais aos representantes dos três níveis de governo, aos voluntários, à imprensa, à equipe do Comitê Rio 2016 e a todos que apoiaram o projeto olímpico do Rio de Janeiro. O obrigado final foi dedicado aos atletas. São estes heróis que escrevem as mais brilhantes páginas e levam o esporte brasileiro a um patamar cada vez mais alto, disse Nuzman.
O Prêmio Brasil Olímpico homenageou aos destaques de 42 modalidades. O nadador César Cielo e a judoca Sarah Menezes foram eleitos os melhores atletas de 2009. Para o ministro Orlando Silva, a organização dos Jogos Rio 2016 seguirá o exemplo de cada um dos premiados. Os atletas seguem projetos rígidos e todo dia têm metas a cumprir. Assim faremos e, com certeza, teremos um evento inesquecível em 2016, disse Orlando.
Palco do Prêmio Brasil Olímpico, o Maracanãzinho será uma das instalações esportivas dos Jogos Rio 2016, recebendo as competições de vôlei. O ginásio foi totalmente reformado para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, como lembrou o governador Sérgio Cabral. Realizamos os melhores Jogos Pan-americanos da história e isso mostrou ao mundo que tínhamos condições de realizar os Jogos Olímpicos. O Brasil vive um momento extraordinário e graças a um trabalho intenso, a América do Sul receberá o maior evento esportivo do planeta pela primeira vez, disse Cabral.
O ministro Orlando Silva, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes receberam o Troféu Mérito Rio 2016. Recebo este prêmio em nome de um povo fantástico, que é o do Rio de Janeiro. A vitória da cidade foi a soma de muitos esforços e significa a força de uma cidade especial, que mostrou ao mundo sua capacidade de superação. Até 2016, teremos uma cidade ainda melhor, garantiu Paes.