A cara dos Jogos Olímpicos Rio 2016 começou a tomar forma. Nesta terça-feira, dia 13, terminou o primeiro workshop sobre marca e identidade visual da competição, onde representantes do Comitê Rio 2016, dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal), do Comitê Olímpico Brasileiro, do Comitê Paraolímpico Brasileiro e das emissoras detentoras do direito de transmissão receberam informações do Comitê Olímpico Internacional (COI) e trocaram ideias sobre como será a identidade visual da primeira edição dos Jogos Olímpicos na América do Sul. A logomarca dos Jogos Rio 2016 será divulgada até o fim do ano.
O evento contou com a presença de Philippe Furrer, chefe do sistema de gestão de conhecimento e projetos especiais do COI; Melinda May, chefe do serviço de marketing; e Brad Copeland, designer gráfico e consultor da entidade para identidade visual de Jogos Olímpicos.
Durante dois dias de reuniões, foram discutidos temas como a essência e o poder da marca dos Jogos Olímpicos, promoção da marca preservando sua integridade, e legado do evento para o Rio de Janeiro. A criação da marca e da identidade visual de uma edição dos Jogos Olímpicos é um processo profissional e planejado. Temos que pensar o que o Rio de Janeiro dirá ao mundo em imagens e palavras e como esta edição dos Jogos Olímpicos será lembrada. Por isso, a importância da participação de todos os setores envolvidos neste primeiro workshop. Para nós, os Jogos Olímpicos Rio 2016 já começaram, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.
Além de realizar o workshop, o Comitê Rio 2016 lançou o edital para o processo seletivo de contratação da empresa que será responsável pela criação da marca. Os interessados em participar deverão retirar o edital no endereço
www.rio2016.org.br/pt/AquisicaoBens/servicos/.