Rio 2016 começa a assumir a gestão do Maracanã em março
Devolução do estádio será em dezembro, mas há negociação para se realizar antes partidas do Campeonato Brasileiro
Devolução do estádio será em dezembro, mas há negociação para se realizar antes partidas do Campeonato Brasileiro
Maracanã receberá as cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos Rio 2016 (Friedemann Vogel/Getty Images)
O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 assumirá progressivamente a partir de 1º de março a gestão do Maracanã, palco das cerimônias de abertura e de encerramento, e passará a ter controle total do estádio a partir de maio. A devolução final da instalação ocorrerá em dezembro, mas há uma negociação para que partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol possam ser realizadas a partir de outubro.
“Desde 2014 que o Comitê Rio 2016 negocia para assumir o controle do Maracanã o mais cedo possível, com foco nas cerimônias de abertura e encerramento, dois dos maiores espetáculos do planeta. É preciso um tempo para nossa equipe de operação se familiarizar com o estádio e, além disso, dessa forma temos maior capacidade de realizar ensaios das cerimônias”, explicou o diretor-executivo de Comunicação do Rio 2016, Mario Andrada.
Em março e abril, a gestão e os custos de manutenção do Maracanã serão compartilhados entre o Comitê Rio 2016 e os promotores do show da banda Coldplay, marcado para 10 de abril no estádio.