Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Rio 2016

Inaugurações do Bosque Olímpico e da Estação de Esgoto da Barra da Tijuca reforçam compromisso da candidatura do Rio de Janeiro com o meio ambiente

A candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta sexta-feira, dia 5, com dois grandes eventos. Em frente ao Centro de Tiro do Complexo Esportivo de Deodoro foi inaugurado o Bosque Olímpico, com o plantio de 107 árvores nativas da Mata Atlântica. Na Barra da Tijuca, começou a operar a Estação de Tratamento de Esgoto da Barra da Tijuca, que beneficiará um milhão de pessoas.

O Bosque Olímpico é uma homenagem do Comitê Rio 2016 ao Dia Mundial do Meio Ambiente e reafirma os compromissos ambientais do projeto olímpico do Rio de Janeiro. Foram plantadas 107 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em frente ao Centro de Tiro do Complexo Esportivo de Deodoro, construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e uma das instalações esportivas do Rio 2016. Cada árvore homenageou um integrante do Comitê Olímpico Internacional (COI). A primeira muda foi plantada pelo Gerente de Relações Institucionais do Comitê Rio 2016, Fábio Starling, e pelo Comandante do Campo de Instrução de Gericinó (CIG), Tenente-Coronel Danilo André de Oliveira. A árvore escolhida foi o jequitibá-açu, símbolo da cidade do Rio de Janeiro, cujo nome significa “gigante da matas”. Também prestigiaram o evento o Gestor do Complexo Esportivo de Deodoro pelo Ministério do Esporte, Coronel Sérgio Bernardes; o Coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marcus Vinícius Carrasqueira; e o Vice-presidente da Confederação Brasileira de Tiro, Coronel Silva Freire.

A candidatura Rio 2016 tem como foco a melhoria do meio ambiente, da qualidade de vida e da economia. “Os três níveis de governo e as autoridades competentes deram garantias de que todas as obras do projeto Rio 2016 obedecerão a normas internacionais e protocolos ligados ao planejamento e proteção da natureza. O Bosque Olímpico reforça este compromisso, e a homenagem aos integrantes do COI representa a integração do projeto de meio ambiente com os ideais do Movimento Olímpico”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

Já a inauguração da Estação de Esgoto da Barra da Tijuca é mais um passo do projeto de despoluição apresentado no Dossiê de Candidatura do Rio de Janeiro. Com investimento de R$ 460 milhões, o empreendimento tem capacidade para tratar até 2.500 litros de esgoto por segundo, beneficiando um milhão de pessoas. No projeto Rio 2016, a Região da Barra da Tijuca receberá competições de 19 modalidades, além da construção da Vila Olímpica, do Centro Internacional de Rádio e Televisão (IBC) e do Centro Internacional de Imprensa (MPC). O evento contou com a presença do Governador Sérgio Cabral, do Prefeito Eduardo Paes, do presidente da Cedae, Wagner Victer, e do Superintendente de Operações do Comitê Rio 2016, Carlos Luiz Martins. “Estamos dando passos importantes. O Governo do Rio assume o compromisso de que, até 2016, 100% do esgoto do Rio de Janeiro será tratado”, disse o Governador Sérgio Cabral.

O programa de sustentabilidade e meio ambiente do Rio 2016 está focado em quatro propostas: conservação da água, energia renovável, Jogos neutros em carbono e gestão do lixo e responsabilidade social. A escolha da cidade sede pelo COI será apenas no dia 2 de outubro, mas várias iniciativas já estão em andamento. Em janeiro, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) inaugurou a Estação de Tratamento de Esgotos Alegria, no Caju, obra mais importante do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, sede prevista para as competições de vela. A obra tem capacidade para tratar 2.500 litros de esgoto por segundo, beneficiando 1,25 milhão de habitantes de 19 bairros da cidade. Em maio, o Comitê Rio 2016 anunciou que compensará todo o carbono emitido no processo de candidatura da cidade com o plantio de 2.386 mudas de árvores no Parque Nacional da Pedra Branca e em instalações como o Parque Aquático Maria Lenk e o Complexo Esportivo de Deodoro.