Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 celebra marco de 2 anos para os Jogos Olímpicos em ritmo acelerado

Por Rio 2016

Avanço nas obras de infraestrutura, primeiro evento-teste e iniciativas na área de educação marcam as realizações do ano, que ainda terá programa de voluntários, novidades sobre ingressos e mascote

Rio 2016 celebra marco de 2 anos para os Jogos Olímpicos em ritmo acelerado

Colaboradores do Comitê Rio 2016 e da Empresa Olímpica Municipal formam número dois na foto comemorativa do marco de 2 anos para os Jogos Olímpicos Rio 2016 no Sambódromo (Rio 2016/Alex Ferro)

A dois anos da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os preparativos para o maior evento esportivo do planeta seguem de vento em popa. A Regata Internacional de Vela, que acontece na Marina da Glória, deu a largada para uma série de 45 eventos-teste e muitas novidades ainda estão por vir, como o lançamento do programa de voluntários e de ingressos, além da chegada das personagens mais queridas dos Jogos: as mascotes. Enquanto isso, as obras nas quatro regiões de competição avançam e atingem o percentual de 55% de instalações prontas - com todos os projetos de infraestrutura para a cidade em curso.

“A dois anos dos Jogos, encerramos a fase exclusiva de planejamento e estamos agora na preparação operacional, quando as estruturas para as competições começam a ganhar forma e se aproximar mais da população”, afirma Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

O marco de dois anos para os Jogos também chega acompanhado de outra novidade para lá de visual. Lançado nesta terça-feira (5), o "Look dos Jogos" dará o tom para a decoração das instalações e de toda a cidade daqui a dois anos.

Cristo Redentor recebe iluminação especial para celebrar o marco de 2 anos para os Jogos (Foto: Rio 2016/ Alex Ferro)

 

Preparando o terreno para receber os atletas, as instalações em construção começam a tomar forma. No Parque Olímpico da Barra, as etapas de fundações chegam ao fim e já é possível ver os primeiros pilares das estruturas. Em Deodoro, as obras tiveram início em julho deste ano. E na região Copacabana, a Marina da Glória recebe o seu primeiro teste para sediar as competições da vela, enquanto o estádio do Maracanã foi um dos palcos do futebol mundial com a realização da Copa do Mundo da FIFA este ano.

Além das construções, os Jogos Rio 2016 também vão deixar um importante legado social para a população. O Programa de Educação Rio 2016, incorporado desde julho às políticas públicas da cidade, vai chegar a 162 escolas cariocas.

“O Comitê Rio 2016 também está intensificando o relacionamento com a sociedade civil para disseminar os princípios do esporte e a importância da prática esportiva, especialmente entre os jovens, tanto no Rio como em todo o país”, declara Nuzman.

O calendário esportivo dos Jogos Rio 2016 também está cheio de novidades. De agosto de 2014 a maio de 2016, serão realizados 45 eventos esportivos para testar os locais de competição, dando uma prévia do que vem por aí em 2016.

“Intensificamos os contatos com a comunidade esportiva internacional para mantê-los permanentemente em dia sobre os avanços da organização, num trabalho conjunto com o Comitê Olímpico Internacional”, destaca Nuzman.

Em 28 de agosto, o Comitê abre as inscrições para o Programa de Voluntários Rio 2016 e, até o fim do ano,  será revelado ainda o plano de ingressos, além das mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

“Seguimos firmes no compromisso de realizar Jogos fantásticos, dentro do prazo e com responsabilidade na gestão do orçamento”, reforça Sidney Levy, diretor-geral do Comitê Rio 2016.

 “O legado dos Jogos para o Rio e para o Brasil será enorme e já começa a ganhar forma. Nenhuma cidade-sede terá tido tamanho benefício de transformação como o Rio. Seguimos trabalhando em total integração com o COI e com os três níveis de governo. O Rio de Janeiro, o Brasil e a América do Sul vão receber a maior celebração do esporte mundial pela primeira vez e estamos conduzindo a organização com responsabilidade e total consciência da complexidade dessa missão”, conclui Nuzman.