Rio 2016 busca 2 mil voluntários para atuar na área de transportes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos
Quem tem habilitação tipo B pode se candidatar à vaga de motorista para conduzir as delegações entre as diferentes regiões de competição da cidade
Quem tem habilitação tipo B pode se candidatar à vaga de motorista para conduzir as delegações entre as diferentes regiões de competição da cidade
Voluntários serão responsáveis por conduzir veículos leves e devem ser habilitados na categoria B (Getty Images/Dan Kitwood)
Você é mestre em dar direções, conhece cada esquina do Rio ou se orgulha das suas habilidades ao volante? Se uma das respostas foi “sim”, você está apto a ser voluntário da área de Transportes nos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos da América do Sul. Estão abertas 2 mil vagas para atuar como motoristas, controladores de tráfego e auxiliares para atendimento ao público em 2016. (Quer se candidatar? Inscreva-se aqui até 15 de dezembro)
“Os voluntários terão uma importância fundamental para o sucesso das nossas operações nos Jogos. Serão eles os responsáveis por fazer com que atletas, delegados e todos os principais envolvidos no evento estejam no lugar certo, na hora certa”, afirma Alexandre Varela, gerente de Planejamento da área de Transportes do Comitê Rio 2016.
Para desempenhar as funções com maestria, simpatia e desenvoltura são requisitos básicos. Os voluntários vão atuar diretamente com espectadores e profissionais de diversas culturas e nacionalidades, seja oferecendo direções entre as instalações, controlando o fluxo dos estacionamentos ou auxiliando no agendamento de chegadas e partidas dos veículos oficiais.
Outros voluntários vão atuar diretamente na condução de veículos entre as diferentes regiões de competição – Barra, Deodoro, Copacabana e Maracanã - e nos bastidores, junto ao sistema de controle de transportes.
Morador do Rio há mais de 20 anos, o fuzileiro naval Ramilson Santos, de 43 anos, já se candidatou para ser voluntário e garante que conhecer a rotina da cidade será o diferencial para sua atuação como motorista nos Jogos Rio 2016.
“Como moro aqui há tanto tempo, conheço bem o Rio, sei como funciona o trânsito aqui e conheço os caminhos para ir de um canto ao outro. Acho que pode ser algo que vai ser útil para as pessoas durante o evento. Já participei dos Jogos Mundiais Militares e gostei muito da experiência, sem contar que adoro esportes. Quero muito participar”, conta o aposentado.
Para participar, basta ter mais de 18 anos, completos em fevereiro de 2016, e disponibilidade para atuar no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Candidatos às vagas de motorista devem ter ainda habilitação na categoria B.
Os voluntários também podem atuar em outras oito áreas: serviços médicos, protocolo e idiomas, tecnologia, esportes, produção de cerimônias, comunicação, apoio operacional e atendimento ao público.
Os interessados podem se inscrever acessando www.rio2016.com/voluntarios ou telefonando para 3004-2016, ligação local de qualquer estado do Brasil. Para quem já se cadastrou ou não poderá participar do programa, a dica é baixar o "Indique um herói", aplicativo para indicação de voluntários para os Jogos, disponível para baixar em celulares com sistema operacional Android e IOS.