Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 assina acordo que oficializa a cidade de São Paulo como palco do futebol dos Jogos

Por Rio 2016

Capital paulista receberá parte do torneio ao lado de Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Manaus e Rio de Janeiro

Rio 2016 assina acordo que oficializa a cidade de São Paulo como palco do futebol dos Jogos

O mascote Olímpico, Vinicius, compareceu ao evento para celebrar a entrada da cidade de São Paulo nos Jogos Rio 2016 (Rio 2016/ Spartacus Breches)

A cidade de São Paulo se incorporou oficialmente aos Jogos Rio 2016. Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (30), na Arena Corinthians, foram assinados os acordos do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 com o Governo do Estado e a Prefeitura do Município que fazem de São Paulo uma das cidades do futebol, ao lado de Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Manaus, além do Rio.

Estiveram presentes na cerimônia o governador Geraldo Alckmin, o prefeito Fernando Haddad, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Rogério Hasman, e o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade.

Nuzman ressaltou o trabalho conjunto feito para que os Jogos estivessem em São Paulo. “Agradeço ao governador e ao prefeito todo o empenho, toda dedicação, toda a amizade para poder viabilizar esse dia de hoje. Nosso desejo e a nossa mensagem sempre foi que os Jogos são do Brasil, de integração. Vocês vão assistir à passagem da tocha por todo o país, e isso certamente vai contagiar toda a população”, afirmou.

O presidente do Comitê Rio 2016 destacou ainda a estrutura da Arena Corinthians, agradecendo ao clube por ceder “esse extraordinário estádio, que orgulha a todos nós e certamente será palco de partidas de grande repercussão”.

O presidente do Corinthians deu as boas-vindas aos presentes na cerimônia. “É um prazer para o Corinthians receber os Jogos Olímpicos. Sejam bem vindos, sintam-se em casa”, afirmou Roberto Andrade.

Rogério Hasman destacou o “momento histórico para São Paulo, que recebe a maior competição do planeta, um evento que reúne mais de 200 países”.

O representante do Ministério do Esporte lembrou também das obras de construção do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, “maior legado efetiva para os esportes adaptados de alto rendimento, que será o principal centro de excelência do Brasil e da América Latina para o esporte Paralímpico”.

Para Fernando Haddad, as partidas de futebol dos Jogos Rio2016 são uma grande oportunidade de São Paulo fortalecer ainda mais suas ações em turismo. “Com os Jogos Olímpicos, pretendemos atrair ainda mais turistaspara São Paulo. Estamos preparados para isso. Nossa vocação é receber bem”.

O prefeito paulistano afirmou que a cidade se compromete com o Comitê Rio2016, e que “todas as secretarias estarão mobilizadas para dar o melhor que São Paulo tem”.

Geraldo Alckmin apresentou aos presentes as vantagens que a Arena Corinthians fornece ao público que irá aos jogos de futebol, como as linhas de trens da CPTM e do metrô em frente ao estádio, além dos avanços obtidos com a criação do Centro de Comando e Controle da Segurança Pública, criado para as disputas da Copa do Mundo de futebol e dos JogosOlímpicos. “São Paulo é uma cidade mundial, com vocação para o esporte e o turismo. Por isso, ficamos muito felizes com a chegada dos grandes eventos mundiais”, finalizou o governador.

Estiveram presentes à cerimônia dirigentes esportivos, secretários estaduais e municipais, e atletas, com a ex-jogadora de basquetebol Hortência.

Estão previstos para a Arena Corinthians 10 partidas (seis femininas, incluindo a disputa pelo bronze, e quatro masculinas, sendo uma delas uma das semifinais) dos Jogos Olímpicos, divididas em sete sessões (há três rodadas duplas). Veja aqui quais são essas partidas.