Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 apresenta projeto para os Comitês Olímpicos da Oceania

Por Rio 2016

Solidez econômica e aspectos que beneficiam atletas e Comitês Olímpicos são destaques da apresentação, que contou com a participação da medalhista olímpica Isabel Swan

Rio 2016 apresenta projeto para os Comitês Olímpicos da Oceania

Isabel Swan

O projeto do Rio de Janeiro para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 foi apresentado na Assembléia Geral dos Comitês Olímpicos da Oceania na manhã desta terça-feira, dia 31, na Nova Zelândia (noite de segunda-feira, dia 30, no horário de Brasília). Os detalhes do projeto Rio 2016 foram apresentados pelo Secretário Geral, Carlos Roberto Osório, pelo Diretor de Relações Internacionais, Mario Cilenti, e pela velejadora Isabel Swan, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Embaixadora Rio 2016.

A Assembléia Geral reuniu 18 líderes dos Comitês Olímpicos locais na bucólica cidade de Queenstown e contou com a presença do presidente do COI, Jacques Rogge. As outras cidades candidatas – Chicago, Madri e Tóquio – também fizeram apresentações.

Carlos Roberto Osório ressaltou a vocação do Rio de Janeiro para organizar grandes eventos, incluindo o Carnaval e a festa de Ano Novo na Praia de Copacabana, além dos vários campeonatos mundiais de diversas modalidades realizados recentemente na cidade. Osório também reforçou a solidez econômica do Brasil e da candidatura do Rio, um ponto importante na escolha da cidade sede, especialmente em tempos de crise econômica. “Temos garantias totais e um empenho muito grande nas três esferas governamentais. Além disso, o nosso Comitê Organizador estará pronto para trabalhar no dia seguinte à escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016, já que temos garantidos um fundo de US$ 700 milhões para começar os trabalhos. Não precisarmos de empréstimos, doações ou adiantamentos de patrocínios. Esse investimento garante a solidez do nosso modelo financeiro’, lembrou Osório.

Mário Cilenti lembrou os ganhos que candidatura olímpica terá com a preparação da cidade para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, e ressaltou que o Comitê Rio 2016 teve a preocupação de ouvir os Comitês Olímpicos Nacionais durante a realização do projeto executivo dos Jogos, listando os pontos principais dessa consulta a dirigentes e atletas. “Vamos garantir estádios cheios com um programa criado para preencher lugares vazios nos estádios com jovens fãs. Além disso, não faremos venda casada de ingressos. O público poderá comprar somente o que quiser”, explicou o Diretor de Relações Internacionais.

Nova Embaixadora Rio 2016, Isabel Swan emocionou a platéia ao falar da perspectiva dos atletas sobre o projeto. “O Comitê Rio 2016 ouviu as necessidades dos atletas ao definir os locais de competição. O projeto é bem compacto. A metade dos atletas estará a menos de 10 minutos dos locais de competição”, disse a medalhista olímpica.

Ainda esta semana, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, estará em Londres com o presidente Lula visitando a área do East End, onde será construído o Parque Olímpico de Londres e cuja revitalização é um ponto forte do legado social que os Jogos Olímpicos deixarão na capital britânica.