Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 apresenta projeto para o Comitê Olímpico Internacional

Por Rio 2016

Autoridades dos três níveis de governo, integrantes do Comitê Rio 2016 e a medalhista olímpica Isabel Swan detalharão as propostas da candidatura

Rio 2016 apresenta projeto para o Comitê Olímpico Internacional

Foto: Carlos Magno

Com um projeto que alia excelência técnica e paixão pelo esporte, o Comitê de Candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016 quer conquistar os integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e trazer pela primeira vez para a América do Sul o evento esportivo mais importante do planeta. Nesta quarta-feira, dia 17, às 9h (de Brasília), o projeto olímpico da cidade será apresentado para os membros da entidade, em Lausanne, na Suíça. Esta é a primeira vez na história que as cidades candidatas defenderão seus projetos especificamente para os integrantes do COI antes da eleição, que acontece no dia 2 de outubro.

A expectativa dos organizadores é que 90 integrantes do COI participem do evento, que acontece no Museu Olímpico de Lausanne e está sendo acompanhado por cerca de 150 jornalistas de todo o mundo. A delegação brasileira é formada pelo ministro do Esporte, Orlando Silva; o governador do Rio, Sérgio Cabral; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o secretário geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório, o gerente geral de esportes Rio 2016, Agberto Guimarães, e a medalhista olímpica Isabel Swan, bronze na vela nos Jogos de Pequim 2008. “O ensaio oficial que fizemos no Museu Olímpico foi excelente e nosso time está pronto. Nossa apresentação vai conquistar os integrantes do COI quando mostrarmos a união entre o espírito de celebração do Rio de Janeiro e o poder do esporte. Apresentaremos os principais conceitos do projeto e alguns fatos sobre o Brasil que respaldam a nossa candidatura”, explicou Carlos Arthur Nuzman. 

O governador Sérgio Cabral lembrou o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve em Genebra nos últimos dias e reforçou seu compromisso com a candidatura do Rio de Janeiro. “Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 representarão o ponto máximo de anos de investimento, planejamento, apoio ao esporte e, principalmente, às necessidades do nosso povo. Os Jogos Rio 2016 terão apoio financeiro e político. O Rio de Janeiro está pronto. O Brasil está pronto”, disse Sérgio Cabral. 

O prefeito Eduardo Paes, que foi secretário estadual de esporte, turismo e lazer durante os Jogos Pan-americanos Rio 2007, falará sobre o sucesso do evento durante a apresentação em Lausanne. “Conheço as oportunidades que o esporte pode oferecer e quero construir sobre os alicerces que foram criados para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 e aqueles que serão feitos para a Copa do Mundo de 2014. Como uma cidade de muitas culturas, espero que o Rio de Janeiro tenha a honra de receber o mundo nos Jogos Olímpicos de 2016”, disse Eduardo Paes. 

A candidatura Rio 2016 é baseada em quatro pilares: excelência técnica, poder de transformar a cidade e o país, agregar valor ao Movimento Olímpico e proporcionar uma experiência única para todos os envolvidos. “O Brasil vive um momento de desenvolvimento histórico. Nosso país e nosso continente estão prontos para realizar Jogos olímpicos memoráveis. O projeto é baseado na vontade de proporcionar uma experiência única a todos os participantes, além de deixar legados significativos. Estamos animados com a possibilidade de mostrar nossas idéias a um grupo tão significativo de integrantes do COI”, disse o Ministro Orlando Silva.