Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 apresenta projeto para a Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional

Por Rio 2016

Visão e Conceito dos Jogos, Meio Ambiente, Esporte e Instalações, Vila Olímpica, Acomodações e Transporte são os temas do primeiro dia de reuniões

Rio 2016 apresenta projeto para a Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional

Chegou a hora do Rio de Janeiro apresentar sua candidatura à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 aos 13 integrantes da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Nesta quarta-feira, dia 29, no Hotel Copacabana Palace, começa a sabatina sobre os 17 temas do Dossiê de Candidatura. Em parceria com os três níveis de governo, o Comitê Rio 2016 mostrará que a cidade está preparada para receber pela primeira vez o maior evento esportivo do planeta.

O relatório com o resultado da visita do Comitê de Avaliação será a base para que os integrantes do COI escolham, no dia 2 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca, a cidade sede dos Jogos de 2016.

O primeiro dia será dedicado à discussão de seis temas: Visão e Conceito dos Jogos; Meio Ambiente, Esporte e Instalações, Vila Olímpica, Acomodações e Transporte.

As propostas do Rio de Janeiro serão analisadas pelo grupo presidido pela marroquina Nawal El Moutawakel, que inclui sete integrantes do COI, o Diretor Executivo de Jogos Olímpicos da entidade e especialistas em áreas como Finanças, Meio Ambiente e Transporte.

“O Rio de Janeiro está preparado. As últimas semanas foram dedicadas a ensaios e reuniões para acertar cada detalhe. O Rio 2016 tem propostas que acrescentam muito ao Movimento Olímpico e é isso que mostraremos nessas reuniões”, explicou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

Para defender o projeto Rio 2016 foi montado um time de especialistas em cada uma dos temas. Carlos Arthur Nuzman discursará na sessão de abertura ao  lado do membro do COI e presidente de honra da Fifa, João Havelange; do Governador Sérgio Cabral, do Prefeito Eduardo Paes e do atleta paraolímpico Daniel Dias.

Para explicar a Visão e o Conceito dos Jogos, entrarão em cena nomes como o Ministro do Esporte, Orlando Silva, e a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim Isabel Swan.

Esportes e Instalações Esportivas contarão com a experiência do ex-atleta Agberto Guimarães, que conquistou dois ouros (800m e 1.500m) nos Jogos Pan-americanos de Caracas 83 e foi finalista dos Jogos Olímpicos de Moscou 80.

Os atletas terão uma Vila Olímpica com toda a infraestrutura e diferenciais como a “Praia Olímpica” e a “Rua Carioca”, com cafés, restaurantes e lojas. Sérgio Dias, Secretário de Urbanismo do Rio de Janeiro, e a medalhista olímpica Adriana Behar farão parte do grupo que apresentará o tema. Mas as acomodações de primeira linha não serão apenas para os atletas, como explicará o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, durante a discussão sobre Acomodações.

O tema Transporte contará com a participação de especialistas dos três níveis de governo: o Ministro das Cidades, Márcio Fortes; o Secretário Estadual Júlio Lopes e o Secretário Municipal Alexandre Sansão.

Fechando o dia, os planos do projeto Rio 2016 para a importante questão do Meio Ambiente serão defendidos por Alexandre Techima, Gerente de Infraestrutura do Comitê Rio 2016, e a Secretária Estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos.