Rio 2016 apresenta projeto de transporte funcional e integrado à rotina da cidade
Por Rio 2016
Sistema BRT é um dos destaques da apresentação para a Comissão de Avaliação do COI
Mobilidade com segurança, eficiência, rapidez e confiabilidade. O projeto de transporte da candidatura do Rio de Janeiro para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 foi apresentado na quarta-feira, dia 30, no Hotel Copacabana Palace, para a Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional.
O Ministro das Cidades Márcio Fortes, o Governador Sérgio Cabral, o Prefeito Eduardo Paes, e o Gerente de Transporte do Comitê Rio 2016, Paulo Cavalcanti, participaram da apresentação.
Um dos destaques do projeto do Rio de Janeiro é a implementação do BRT (Bus Rapid Transit). O sistema terá três corredores expressos para ônibus, com estações tubulares semelhantes às do metrô, conectando a Barra da Tijuca com as zonas Sul, Norte e Oeste. O BRT garantirá transporte rápido e de alta capacidade, integrando o transporte coletivo nos principais corredores de tráfego.
A apresentação de Transporte foi um dos pontos altos do primeiro dia de apresentações. Ficou claro para a Comissão do COI que a proposta é factível e que existem condições financeiras para a execução das intervenções, disse Eduardo Paes.
As lições positivas dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, o uso de combustíveis não poluentes, e o aumento da acessibilidade no transporte urbano foram alguns temas da apresentação técnica.
Mostramos que o Comitê Rio 2016 sabe exatamente o serviço de transporte que precisa entregar. O objetivo é atender a todos sem alterar o funcionamento normal da cidade. Nosso projeto está alinhado com o plano de desenvolvimento da cidade e, além da implementação do BRT, teremos melhorias no metrô e nos trens, explicou Paulo Cavalcanti.