Rio 2016 apresenta projeto de segurança para a Comissão de Avaliação do COI
Por Rio 2016
Sessão incluiu o detalhamento das novas políticas de segurança pública desenvolvidas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal
Uma cidade segura para os moradores e a Família Olímpica. A garantia de execução dos Jogos Olímpicos com rigor e excelência técnica. Um legado para a transformação da cidade e do país.
Estes são os pontos que norteiam o projeto de segurança da candidatura Rio 2016, detalhado neste sábado, dia 2, para a Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Entre os apresentadores estavam o Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balesteri; o Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame; o presidente da Comissão Especial de Segurança para o Rio 2016, Régis Limana; do Coordenador de Planejamento da Comissão Especial de Segurança para o Rio 2016, Carlos Alberto Gomes; e a capitã da Polícia Militar Pricilla Oliveira.
A apresentação mostrou as novas políticas públicas de segurança para o Brasil, desenvolvidas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal. A apresentação para a Comissão do COI foi muito positiva. No Rio de Janeiro existe completa integração dos três níveis de governo na área de segurança. Apresentamos o conceito de polícia de proximidade, que antes da repressão, traz intervenção social e interação com os jovens. Estamos investindo na formação de uma nova geração de policiais, disse Ricardo Balesteri.
O Secretário Estadual de Segurança Pública lembrou o sucesso das operações de segurança dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Mostramos para a Comissão do COI que enfrentamos os problemas de maneira objetiva e transparente. O Rio de Janeiro tem experiência em grandes eventos e os Jogos Pan-americanos provaram isso mais uma vez, lembrou Beltrame.
Serviços Médicos, Tecnologia e Operações de Imprensa foram os outros temas apresentados à Comissão do COI neste sábado. Para o prefeito Eduardo Paes, a cidade passou no teste. Todos os temas foram muito bem desenvolvidos. Na sabatina de segurança, mostramos o trabalho realizado durante os Jogos Pan-americanos Rio 2007. Durante os sete dias da visita da Comissão de Avaliação, o Rio de Janeiro mostrou profissionalismo e condições de realizar os Jogos Olímpicos, disse Paes.
Após a sessão que encerrou as sabatinas da Comissão de Avaliação do COI, o Governador Sérgio Cabral também estava otimista. Fomos bem nas apresentações e demos uma demonstração muito forte de integração dos três governos. Tenho certeza de que temos grandes chances nesta disputa. Chegou a nossa hora e estamos prontos para isso, finalizou Cabral.