Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016™ apresenta Programa de Licenciamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Por Rio 2016

Estimativa é a de que a venda de produtos oficiais licenciados movimente R$ 1 bilhão no mercado brasileiro

Rio 2016™ apresenta Programa de Licenciamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Sylmara Multini, gerente-geral de licenciamento, varejo e concessões (Foto: Rio2016/Miguel Sá)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ apresentou nesta terça-feira, 14 de fevereiro, o Programa de Licenciamento dos Jogos, durante o 1º Encontro de Licenciamento Rio 2016™, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

O evento teve a presença de 150 empresas interessadas em se tornar licenciadas para a fabricação e venda de produtos oficiais dos Jogos, dos mais diversos setores, como confecção, brinquedos, produtos escolares e varejo.

Além de ser uma fonte de receita para a realização dos Jogos, o licenciamento de produtos é uma oportunidade de promover o envolvimento do público com o evento e de geração de negócios para uma extensa gama de empresas. A estimativa do Rio 2016™ é a de que a venda de produtos oficiais movimente R$ 1 bilhão no mercado brasileiro.

“Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos têm as marcas mais reconhecidas do mundo. Estamos oferecendo a empresas uma oportunidade única de se associar a essas marcas e, no futuro, eventualmente ter seus produtos expostos no Museu Olímpico, em Lausanne, na Suíça, como uma relíquia dos Jogos. Os produtos licenciados também são mais um canal para permitir a participação de todos os brasileiros no evento,” disse o presidente do Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.

Megaloja na Praia de Copacabana

O objetivo do Rio 2016™ é contar com 60 empresas licenciadas, 12.000 produtos desenvolvidos e 6.000 pontos de venda. Entre 2014 e 2016 serão abertas mais de 150 lojas oficiais espalhadas por locais como aeroportos, quiosques em shopping, hotéis, Vila Olímpica e Paralímpica e todas as instalações dos Jogos. Cerca de 80% dessas lojas estarão no Rio de Janeiro e, as demais, em cidades-chave do país. Está prevista também uma megaloja a ser erguida nas areias da Praia de Copacabana.

As marcas licenciadas serão as dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, além da do Time Brasil. Os pictogramas, a serem lançados no ano que vem, e as mascotes, que serão apresentadas em 2014, também estamparão produtos oficiais.

Os primeiros produtos oficiais estarão à venda em uma loja a ser montada na Casa Brasil em Londres, Grã-Bretanha, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste ano.

A primeira categoria de produtos a ser licenciada será a de colecionáveis (moedas, selos e pins); seguida pelos de confecção (que representam metade do faturamento com licenciamento), em 2013; e pelas hardlines (como papelaria, brinquedos e produtos para a casa), no segundo semestre de 2014.

“Fizemos um planejamento para que todos os segmentos do mercado tivessem a oportunidade de se associar aos Jogos. Teremos de produtos de luxo aos mais acessíveis. Os lançamentos serão planejados para que o valor das marcas dos Jogos atinja o auge em 2016,” explicou Sylmara Multini, gerente-geral de Licenciamento, Varejo e Concessões do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™.