Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 apresenta pilares estratégicos a membros do COI em Durban

Por Rio 2016

Visão e missão dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 também foram reveladas

Rio 2016 apresenta pilares estratégicos a membros do COI em Durban

Nuzman apresenta os pilares estratégicos em Durban (Foto: COI/R.Juilliart)

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, apresentou aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quinta-feira, dia 7 de julho, os pilares estratégicos que sustentarão todo o trabalho de planejamento e organização dos Jogos.

A apresentação aconteceu na 123ª Sessão do COI, a Assembléia Geral da entidade, em Durban, África do Sul, durante a exposição do relatório de progresso da preparação para os Jogos Rio 2016.

A equipe Rio 2016 na apresentação em Durban incluiu ainda o diretor geral Leonardo Gryner; o diretor executivo de Operações, Roderlei Generali; o diretor de Comunicação, Carlos Villanova; e o diretor de Esportes, Agberto Guimarães.

“Os últimos 12 meses testemunharam a conclusão da fase de construção dos alicerces dos nossos preparativos, inclusive a criação de uma estrutura de planejamento para os Jogos como um todo”, disse Nuzman. “Um dos principais resultados desta fase da construção dos alicerces foi a criação dos cinco pilares estratégicos dos Jogos de 2016.”

Os cinco pilares, que foram detalhados, cada um, por um curto vídeo ilustrativo, são:

Excelência Técnica

Celebrações Memoráveis

Imagem Global do Brasil

Transformação através do Esporte

Crescimento dos Movimentos Olímpico e Paraolímpico

Os pilares são o resultado de um trabalho de planejamento estratégico que começou com a tarefa de definir a visão dos Jogos, baseada nos conceitos básicos de paixão e transformação, e a missão de realizar essa visão, seguindo os valores essenciais de celebração, realização e participação.

Visão

A união de todos os brasileiros, realizando o maior evento esportivo do mundo
e construindo com orgulho, através do Esporte, a promessa nacional de progresso.

Missão

Entregar Jogos excelentes, com celebrações memoráveis que irão promover a imagem global do Brasil, baseados em transformação sustentável através do esporte no âmbito social e urbano, contribuindo para o crescimento dos Movimentos Olímpico e Paraolímpico.

A apresentação também relatou os avanços alcançados na organização dos Jogos Rio 2016, como o lançamento da marca dos Jogos Olímpicos, a montagem da equipe do Comitê Organizador, a indicação dos nomes que comandarão da Autoridade Pública Olímpica (APO) e o sucesso das estratégias comercial e de comunicação.

Nuzman ressaltou que há um “modelo de governança definido, que nos permite monitorar o progresso do projeto, ao mesmo tempo em que proporciona uma estrutura para a solução de problemas.”

O apoio reiterado pela presidente Dilma Roussef e o progresso em ações importantes dos três níveis de governo também foram destacados. O presidente do Rio 2016 mostrou o estágio adiantado de obras e projetos como a linha 4 do Metrô; as linhas de BRT (o ônibus de trânsito rápido) Transoeste e Transcarioca; a Vila Olímpica e Paraolímpica; a revitalização da área do Porto; o Sambódromo; o Estádio do Maracanã; o concurso do Plano Geral Urbanístico do Parque Olímpico; e o programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

Todas essas ações comprovam os benefícios duradouros que os Jogos trarão para o Rio e o Brasil na áreas de segurança, capital humano e recursos empresariais, inclusão social, renovação urbana, responsabilidade ambiental, voluntariado, orgulho cultural e prática do esporte, de acordo com o Nuzman.

“Cerca de 700 dias já se passaram desde que nos foi dada a honra e a responsabilidade de receber os Jogos da trigésima-primeira Olimpíada. Estamos tão orgulhosos hoje quanto naquele momento. E, também posso garantir, continuamos firmemente determinados a cumprir as promessas feitas aos senhores, ao esporte e a milhões de jovens em todo o mundo”, concluiu.