Rio 2016 apresenta dossiê de candidatura ao Comitê Paraolímpico Internacional
Secretário Geral do Comitê Rio 2016 entrega documento na sede da entidade, na Alemanha
Secretário Geral do Comitê Rio 2016 entrega documento na sede da entidade, na Alemanha
Foto: Alex Ferro
O Comitê de Candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 apresentou nesta quinta-feira, dia 19, o Dossiê de Candidatura ao Comitê Paraolímpico Internacional (IPC). O Secretário Geral do Comitê Rio 2016, Carlos Roberto Osório, foi recebido na sede do IPC, em Bonn, na Alemanha, pelo Diretor Executivo, Xavier Gonzalez, e pelo Diretor de Esportes, David Grevemberg.
Um dos 17 capítulos do Dossiê de Candidatura exigência do Comitê Olímpico Internacional a todas as cidades candidatas é dedicado aos Jogos Paraolímpicos. O Comitê Rio 2016 e os três níveis de Governo estão comprometidos em aprofundar a parceria com o Movimento Paraolímpico e criar um legado para o Brasil e para o mundo, explicou Carlos Roberto Osório.
O Diretor Executivo do IPC garantiu que a entidade vai analisar todos os detalhes da proposta do Rio de Janeiro para os Jogos Paraolímpicos. Há muito tempo o Rio e o Brasil têm uma forte relação com o Movimento Paraolímpico. Isso ficou claro com a excepcional organização dos Jogos Parapan-americanos, em 2007, disse Xavier Gonzalez.
A Vila Paraolímpica do projeto Rio 2016 será um ambiente completamente inclusivo e acessível, com as mesmas atrações da Vila Olímpica, como os bares e lojas da Rua Carioca. A primeira vez que os Jogos Parapan-americanos foram realizados com a mesma estrutura dos Jogos Pan-americanos foi em 2007, no Rio de Janeiro. Queremos aproveitar essa experiência de sucesso para desenvolver ainda mais o Movimento Paraolímpico no Brasil e na América do Sul. O Centro Olímpico de Treinamento também será um legado importante para o desenvolvimento do esporte paraolímpico, disse Carlos Roberto Osório.